Postagens

Mais uma renovação de voo - Atualizado 2021

Oii gente, tudo bem com vocês? Semana passada eu não apareci por aqui porque estava estudando bastante para renovar a minha licença de voo, mas hoje estou aqui para contar para vocês de forma atualizada sobre como funciona essa renovação. Aliás, eu mostrei todo o meu processo de estudo lá no Instagram, então se você ainda não me segue, ja está na hora hein?!

Quem acompanha o blog há mais tempo, provavelmente já deve ter lido o post do ano passado onde expliquei como foi o processo de renovação durante a pandemia, já que o treinamento teve que ser modificado por conta do lockdown e etc. Se você ainda não leu, é só clicar AQUI e conferir.


Esse ano, a partir do mês de fevereiro mais precisamente, a renovação voltou a ser presencial nos dois dias, ainda com algumas mudanças devido ao protocolo de distanciamento, mas posso dizer que voltou quase 100%. Eu passei dois dias, do meio dia até as nove da noite mais ou menos, no training college fazendo várias provas, foi um tanto cansativo, mas o mais importante é que saí de lá com a licença renovada para mais um ano.

No aplicativo em que vemos a nossa escala do mês, temos acesso a grade de horários da renovação da nossa licença, então sabemos exatamente o horário de cada coisa e qual sala ir, já que há diversas turmas fazendo renovação no mesmo dia, porém algumas em horários diferentes.

Primeiro Dia
A primeira prova do dia é a mais esperada por todos, que é a prova no computador (CBA - computer based assessment). São 60 questões, divididas entre especificações das aeronaves, GMT, e segurança; precisamos acertar o mínimo de 80% para poder passar, pois se não passarmos, levamos uma advertência e temos que tentar novamente no dia seguinte, isso não pega muito bem para o seu arquivo aqui da empresa. Outra prova em conjunto com essa é o diagrama de equipamentos, em que aleatoriamente é escolhido B777 ou A380 e precisamos informar quantos equipamentos de emergência tem em cada estação de trabalho, também precisamos acertar no mínimo de 80% para poder passar. Meu estudo valeu super a pena e consegui acertar 100% do diagrama e errei somente 2 questões da prova anterior, primeira parte do dia: check.

Após essa prova temos um break e depois fomos para a área do simulador de avião, para fazer uma prova prática. O modelo escolhido para a nossa turma foi o A380 e fomos divididos em dois grupos, sendo que cada grupo participaria de uma simulação. Existem vários cenários que podem cair nessa simulação, então temos que estar preparados para todos os tipos de emergência, eu fiz parte do segundo grupo e a minha simulação foi uma emergencia planejada de pouso na água. Os treinadores possuem um checklist no tablet onde avaliam se para aquela simulação fomos capazes de demonstrar o que era esperado, em caso negativo, devemos repetir a prova. Mais uma vez consegui passar de primeira, ufa.

Mais um intervalo e fomos para outra sala fazer a prova prática das portas do avião, tanto do B777 como do A380, enquanto metade da minha turma fazia de um avião, a outra metade fazia do outro para ganharmos tempo. Nessa prova, temos que abrir e fechar a porta corretamente de acordo com o procedimento da empresa, e também saber operar a porta em situação de emergência.

Em seguida, sem intervalo dessa vez, temos originalmente uma prova em que devemos operar o assento da cabine do piloto, porém por conta da pandemia para evitar contato muito próximo com os outros comissários, apenas observamos o treinador operar o assento. Depois fomos para outra sala para revermos os equipamentos de emergência da aeronave e como utilizá-los e em seguida, acertou que disse intervalo.

De todos esse foi o maior intervalo, cerca de 1 hora porque fomos para as provas de GMT, que é o treinamento médico e tem em média 4 horas de duração, esse eu achei que seria bem cansativo, mas a treinadora é tão legal que eu nem vi o tempo passar. Tivemos revisão sobre os procedimentos médicos, equipamentos, e fizemos algumas provas práticas, como ressuscitação cardiopulmonar, aplicação de injeção para alergia grave, como tratar de sangramento, entre outros. A última prova foi uma simulação em que usando nosso conhecimento e treinamento, tivemos que descobrir pelos sintomas do "passageiro" qual condição médica ele tinha e seguir com o tratamento conforme aprendemos. Essa parte médica foi a mais legal desse primeiro dia.

Segundo Dia
Esse dia é mais tranquilo, ainda fazemos algumas simulações, mas passamos mais tempo em sala de aula com o treinador. A treinadora nos passou alguns updates de procedimentos da empresa, falamos bastante sobre o nosso dia a dia a bordo e como podemos melhorar nosso trabalho, tivemos um intervalo e voltamos novamente para a mesma sala para falarmos sobre os procedimentos de evacuação.

Seguimos para um outro prédio do training college (lá existem três prédios), e fizemos a prova prática de combate a incêndio, essa sala tem alguns equipamentos que simulam diferentes tipos de incêndio a bordo e precisamos combatê-lo conforme fomos instruídos, é bem legal e rápido de se fazer.

Mais um intervalo, e quando voltamos para a sala de aula, ficamos acompanhados de dois pilotos que também estava renovando as suas licenças e eles participaram de algumas simulações com a gente, essa parte é bem legal pois temos interação com eles e tiramos várias dúvidas. Ainda com os pilotos, fomos até o simulador de avião para fazermos uma dinâmica referente a alguma situação anormal a bordo, novamente divididos em dois grupos, e dessa vez fui o primeiro grupo. Nossa simulação foi sobre problema na turbina, gostei bastante. Discutimos as simulações quando voltamos para a sala de aula e mais um intervalo para a conta.

Tivemos que ir para outro prédio para a próxima sessão, que era uma prova prática sobre como fazemos a busca de segurança quando estamos no avião, o treinador pediu para cada um mostrar como fazemos a busca em uma determinada área do avião, no meu caso ele pediu para eu demonstrar como faço o security search nos carrinhos de refeição. Assim que todos terminaram, ele nos deu um feedback, tirou algumas dúvidas e nos dirigimos para uma outra sala de aula para falar sobre segurança no voo, foi uma aula bem rápida de menos de 1 hora de duração, e pudemos aprender mais sobre como lidar com algumas situações a bordo no que se refere a segurança.

E finalmente, sem break, voltamos para o outro prédio para ter uma aula sobre defesa pessoal e como conter algum passageiro caso necessário. Em momentos normais, assim como foi quando eu entrei na empresa durante a época de treinamento, nós imobilizávamos o colega aplicando as técnicas explicadas pelo treinador, porém por conta da pandemia, cada comissário tinha um boneco, e tivemos que demonstrar as técnicas nele, o que não foi tão divertido assim.

Antes de ir embora, esse último treinador nos deu as novas licenças, válidas por mais um ano, e que alívio! Eu estudei bastante e valeu a pena todo o esforço, agora só volto ano que vem. Eu espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre a renovação da licença de voo, e se ficar qualquer dúvida, é só escrever por aqui ou me chamar lá no Instagram.

Entre "idas e vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘


Tomei a Vacina da COVID-19

Oii gente, tudo bem?

Mais uma semana se iniciando, e agora que tomei as duas doses da vacina, vim aqui contar tudo sobre a minha experiência. Ah, já aproveita e me segue lá no Instagram para acompanhar o meu dia a dia aqui em Dubai hein?

A vacinação nos Emirados Árabes começou no dia 15 de Dezembro de 2020 e naquele momento estava disponível somente a vacina chinesa Sinopharm. Eu já estava doida para tomar, porém preferi aguardar instrução da empresa em que eu trabalho, já que não sabia na época qual vacina eles iriam aprovar para quem é comissário.

Vacina Sinopharm
Eu pedi para a enfermeira me dar a caixinha da primeira dose só para poder colocar nesse post

No meio do mês de Janeiro desse ano, a empresa em que eu trabalho anunciou que teria um espaço dedicado para nós funcionários tomarmos a vacina, no entanto, como eu já estava com viagem marcada para o Brasil e não teria tempo suficiente para tomar a segunda dose, preferi aguardar para tomar quando eu retornasse, o que aconteceu agora em Abril.

Atualmente, a vacinação está disponível para todos os residentes dos Emirados Árabes e é possível escolher qual vacina você quer tomar, sendo que temos três tipos: Sinopharm, Pfizer-BioNTech e Oxford-AstraZeneca. Eu preenchi um formulário e coloquei que qualquer uma das vacinas seria ótimo, e a empresa optou por colocar na minha escala a vacina da Sinopharm.

Tomei a primeira dose no dia 16 de Abril e a segunda dose no dia 07 de Maio. A vacina da Sinopharm está disponível em vários lugares e não é necessário marcar horário, basta apresentar um documento que comprove sua residência no país e tomar. Um dos lugares é no Aeroporto de Dubai, no Terminal 1, e foi lá que eu fui.

Quando fui para tomar a primeira dose estava bem cheio de pessoas, porém eu acabei passando na frente e fui direto para cada guichê de atendimento, acredito que por ser mulher, já que muitos lugares aqui dão preferência de atendimento para as mulheres. A primeira coisa a se fazer é medir a pressão e batimentos cardíacos, estando tudo certo, no próximo guichê você apresenta sua identidade e preenche algumas informações pessoais. Em seguida o atendente entrega o cartão de vacinação e depois é só se dirigir a uma das alas da enfermaria e tomar a sua dose. Na saída, um outro atendente confere o cartão de vacinação e avisa quando será sua próxima dose. 

Semana passada quando fui tomar a segunda dose, já estava muito mais vazio, e foi mais rápido ainda. Isso se deve também ao fato de que já foram mais de 11 milhões de doses aplicadas aqui no país (população total de quase 10 milhões), e mais de 90% dos funcionários da empresa também já foram vacinados. Ou seja, acredito que ainda esse ano a população toda seja vacinada, embora não seja obrigatório.

Eu não senti nenhum efeito colateral por conta da vacina, somente a segunda dose deixou meu braço dolorido por conta da aplicação. E para quem quer saber mais sobre como funciona a vacina da Sinopharm, ela tem o vírus inativado para criar a imunidade, que é o método mais tradicional e conhecido para a fabricação de imunizantes. Ainda essa semana, a vacina foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde e em breve deve ser reconhecida por mais países.

Eu espero que vocês tenham gostado do post informativo de hoje, gostaria muito que essa realidade de escolher qual vacina tomar para qualquer cidadão independente de idade se estendesse para muitos outros países, incluindo o Brasil. Sei que não há como comparar o número da população daqui com a do Brasil, mas mesmo assim, podemos perceber que um governo com preparação para atender sua população faz diferença.

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Roster de Maio - 2021

Oi gente, tudo bem com vocês? O post atrasou um dia, mas saiu!

Hoje, assim como temos todos os meses aqui no blog, vou compartilhar com vocês os destinos que irei voar no mês de Maio. Desde que o roster saiu, eu já fui removida de dois voos, então acho que esse mês será de mais descanso que Abril, veremos.


O primeiro compromisso do mês era um voo bate e volta para Lagos, na Nigéria. Esse voo sempre foi layover, mas por conta do alto número de casos de covid na África, muitos destinos estão sendo turnaround. No entanto eu já fui removida, então estou de reserva, o que provavelmente será day off.

Logo em seguida, o que acabou virando agora meu primeiro compromisso do mês, tenho a segunda dose da vacina. O post da semana que vem será contando tudo sobre a vacinação.

Mais vários dias de reserva, o que usarei para estudar bastante, e tenho um voo para Munich, na Alemanha. Eu já conheço Hamburgo e mês passado eu tinha Frankfurt, mas como contei para vocês, eu acabei trocando por Bruxelas, e acabei sendo removida do voo. Estou animada por ser um layover de 31 horas e espero não ser removida desse, pois será o primeiro voo do mês.

Já no dia seguinte voltando de Munich, eu tenho dois dias no training college para renovação da licença de voo. Eu contei ano passado nesse post AQUI sobre como foi a renovação, e esse ano será como é normalmente, passarei dois dias inteiros fazendo várias provas para renovar a licença por mais um ano. Preciso começar a estudar urgente, porque o livro tem mais de 1000 páginas e eu fico bem apreensiva quando tenho prova. Depois que passar as provas, eu farei um post aqui contando como foi detalhadamente.

No dia seguinte da prova eu já tenho rest day, que como vocês já sabem, significa que tenho um voo noturno, que não é meu tipo de voo preferido. Será um turnaround para Karachi, no Paquistão, que é um voo relativamente curto, mas até onde eu me lembro nós servimos comida quente, então é super corrido. Eu já fiz esse voo duas vezes, e geralmente ele é operado em duas classes somente, sem a primeira classe. Sendo assim, na cabine econômica conseguimos levar mais passageiros, 386, muita gente né!

Um dia de folga depois desse voo e ganhei mais um layover, dessa vez para Paris, na França. Confesso que eu já recebi pelo menos uns três pedidos de swap para esse voo, e estou até considerando trocar com alguém, pois já fiz esse voo quatro vezes e por enquanto não podemos sair do hotel. Vou esperar chegar mais perto da data para pensar sobre isso. E após esse voo tenho 2 dias de folga e 3 de reserva, ou seja, bastante tempo para descansar (eu tinha recebido um voo para Manchester, mas também fui removida).

Temos então o total de três voos esse mês e um destino novo. Até que eu não estou tão triste por ter poucos voos esse mês, pois vou usar meus dias de folga para me preparar para as provas, vamos ver o que o mês de Junho nos reserva. Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje, e me sigam lá no Instagram para conferir o meu dia a dia e os destinos que viajo.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Meal allowance: o que é e como funciona?

Oi gente, tudo bem com vocês? Essa última semana eu trabalhei bastante, estava bem puxado por aqui, porém eu tinha um voo hoje para Frankfurt, no qual fui removida depois de ter trocado com outro comissário para Bruxelas, eu tinha certeza que não seria removida do voo de Bruxelas, porém eu fui e agora estou de folga nos próximos dias. #vidaquesegue

O post de hoje é mais um da série que gera dúvidas e curiosidades, e claro que vim aqui explicar detalhadamente tudo que sei sobre o assunto. Lembrando que se vocês tiverem outras dúvidas, estou sempre lá no Instagram conversando com vocês (me sigam hein), eu amo interagir por lá, e ultimamente recebi algumas dúvidas sobre esse assunto. Eu também vi esses dias a Pati Campos falando sobre, e me deu mais um insight de escrever por aqui.

Meal Allowance

Vou começar falando sobre como funcionava quando entrei na empresa, e como está agora. O meal allowance nada mais é que grosseiramente falando um vale-refeição, que a empresa nos paga somente quando temos algum voo com layover, o que significa que se eu fizer só turnaround durante o mês, eu não ganharei esse auxílio, entenderam? Se você está perdido sobre as nomenclaturas de voo que eu escrevo por aqui, no post Tipos de Voos você poderá saber mais sobre, eu gosto de continuar escrevendo em inglês por aqui para ajudar vocês a treinar o vocabulário na aviação.

O valor do auxílio refeição é diferente para cada destino e varia também dependendo de quantas horas iremos ficar no lugar, ele é calculado baseado no preço cobrado no hotel para as refeições, então há lugares em que ganhamos mais, e outros menos. Quando comecei a voar, até o começo de 2021 mais precisamente, nós chegávamos no destino e coletávamos um envelope na moeda local (para pouquíssimos destinos nós coletávamos na sede da empresa aqui em Dubai, em dólar americano), o que facilitava muito a nossa vida como comissário, pois não precisávamos nos preocupar em trocar dinheiro e quando sobrava podíamos trocar por outra moeda.

Uma das dúvidas que sempre gera sobre esse assunto é se precisamos prestar conta de como utilizamos o valor que recebemos e se precisamos devolver caso sobre algum dinheiro. A resposta é NÃO para ambas as coisas, depois que você retira o envelope no hotel, faz o que quiser com o dinheiro. Cada comissário tem um propósito, então tem quem leve comida para os hotéis e guarda o dinheiro, tem alguns que aproveitam e fazem mercado no país com o dinheiro que recebeu e por aí vai. Geralmente sempre sobrava do dinheiro que eu ganhava, mesmo depois de fazer compras no mercado do país, o que era maravilhoso.

No começo desse ano, tivemos uma pequena (ou grande, depende do seu ponto de vista) mudança na forma de receber esse auxílio alimentação. Agora não coletamos mais o envelope com dinheiro quando chegamos no hotel de destino, e recebemos o valor diretamente no nosso holerite já convertido em dirham, a moeda dos Emirados Árabes. Esse valor nós recebemos sempre no mês seguinte daquele voo, igual as horas de voo (também falei sobre isso nesse post AQUI), o que significa que agora para pagar nossa comida temos duas opções: trocar por conta própria seu dinheiro pela moeda local, ou pagar com o cartão de crédito. Eu ainda não tive nenhum voo como layover desde que essa mudança foi implementada, mas acredito que muitos comissários agora estão pagando com o cartão. Por sorte, a maioria dos bancos aqui cobra uma taxa bem pequena de até 4% quando você realiza alguma transação no exterior, mas claro que dependendo do valor isso pode afetar o valor final da sua compra. 

Dinheiro Naira Nigéria
Dinheiro que ganhei quando fiz uma viagem para a cidade de Lagos, na Nigéria

No portal que temos acesso, conseguimos verificar qual o valor que está sendo pago em dirham para cada voo, o que nos ajuda a planejar nossos gastos quando viajamos, mas mesmo assim é uma mudança em que ainda precisamos nos acostumar, confesso que eu adorava receber o dinheiro de cada país e observar as notas. O que você achou dessa mudança? Quero saber nos comentários qual procedimento você gostaria de seguir.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre esse assunto, não hesitem em me contatar tanto por aqui no blog, como lá no Instagram. Espero que tenham gostado do post de hoje.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Comissário pode escolher ou trocar voos?

Oii gente, tudo bem? Mais uma semana se passou, e eu gostaria muito agradecer a cada um de vocês que tiram um tempinho do dia para entrar aqui no blog, fico muito feliz! Esses dias também tenho feito caixinha de perguntas lá no Instagram (já me segue lá hein) e recebido muitas mensagens, adoro poder conversar com vocês, então continuem me chamando por lá.

O post de hoje veio através de uma das perguntas que recebi nas caixinhas do Instagram, que era se podemos escolher qual voos vamos fazer no mês, e aí aproveitei para juntar com outra dúvida que geralmente também recebo, que é se podemos trocar de voos com outros comissários. E a resposta é sim para as duas perguntas, exceto nesse momento de pandemia, vou explicar.


Logo que começou o lockdown em vários países (contei mais nesse post AQUI), a empresa optou por fechar os dois portais, online, que davam acesso a ferramenta, afinal, mal tinha voo, quem dirá a opção de pedir para onde ir ou trocar com outra pessoa. Depois que os países começaram a flexibilizar a entrada de pessoas, a empresa também flexibilizou e abriu o portal que permitia trocar de voos com outra comissários, mas de forma restrita (hoje em dia podemos somente trocar voos com datas iguais). O portal para pedir voos ainda não abriu, então estamos na expectativa que aconteça em breve. Vamos então falar de como funcionava antes da pandemia, combinado?

São dois portais diferentes, um para fazer os pedidos de voos e outro para trocar de voos. O portal de pedir os voos é chamado de Roster Bidding e o de trocar de voos, Roster Swap. Nós o acessamos através do portal especial para funcionários da empresa, que tem também de tudo que precisamos enquanto funcionários.

O portal de Bidding fica aberto somente durante um período do mês, do dia 25 do mês vigente ao dia 05 do próximo mês (se eu não me engano, é que faz mais de 1 ano que o portal fechou hahaha). Podemos fazer até cinco pedidos no mês, sendo que cada um tem uma ordem de prioridade, do número 1 que é o mais importante, até o 5, respectivamente. Os pedidos que podemos fazer não incluem somente voos, mas podemos pedir também dias de folga, segue abaixo os tipos de pedidos que podemos fazer:
  • Bloco de dias de folga (podemos pedir se queremos alguns dias de folga seguidos em alguma data previamente também escolhida por nós)
  • Número de Voo (conseguimos pedir por uma viagem específica pelo número dela, muitas pessoas usam para pedir voos deadheading, por exemplo)
  • Layover (escolhemos qual pernoite gostaríamos de fazer, e aí podemos selecionar por região, país ou cidade, depende da sua preferência)
  • Duração da viagem (podemos pedir voos de acordo com a duração da viagem que gostaríamos, como por exemplo voos acima de 72 horas)
  • Turnaround (usado bastante por pessoas que preferem ficar mais tempo em Dubai por motivos pessoais, é possível solicitar preferência por mais voos bate e volta do que layovers)
  • Dia da semana de folga (é possível solicitar algum dia da semana sempre de folga, como por exemplo, todos os sábados como dia de folga)
Lembrando que para todos esses pedidos, podemos especificar qual data queremos, ou deixar mais amplo e não selecionar data nenhuma (quanto menos específico, mais chances de ter seu pedido atendido). Todos os pedidos feitos não significam que serão atendidos, na verdade eu nunca fiquei sabendo de alguém que teve os cinco pedidos atendidos, quando atendem qualquer um deles eu já ficava feliz.

Como vocês sabem, são muitos comissários aqui na empresa, então por isso eles nos dividem em 6 grupos, e cada grupo recebe uma prioridade de acordo com o mês, sendo que dentro de cada um dos seis grupos existe uma ordem de senhoridade. Exemplo: se eu faço parte do grupo 1, terei prioridade alta sobre os outros grupos somente duas vezes ao ano, Janeiro e Junho, e são nesses meses que eu tenho mais chances de ter minhas solicitações atendidas.

O portal de Swap fica aberto durante o mês todo para trocarmos de voos com outros comissários, porém fica mais restrito do dia 4 de cada mês, até sair a nova escala (nesse período podemos trocar somente voos em datas iguais ao do colega). Seguindo a regulamentação de voo, o próprio portal calcula se é possível realizar a troca com outra pessoa ou não; quando é positivo, podemos enviar uma solicitação para o outro comissário, ele tem a opção de aceitar ou recusar.

Nesse portal também conseguimos pesquisar várias coisas referente a escala e inclusive há uma página de classificados, digamos assim, em que podemos anunciar se estamos dispostos a trocar determinado voo ou se queremos algum voo específico. Essa opção é muito boa porque conseguimos saber quem tem a intenção de trocar voo, e muitas vezes tem o destino que queremos trocar.

Sei que foi muita informação no post de hoje, mas espero que eu tenha conseguido sanar as dúvidas que muitos de vocês tinham, e claro que se ainda tenha ficado alguma dúvida, é só me perguntar, tanto aqui pelos comentários, quanto lá no Instagram, onde passo a maior parte do tempo.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Roster de Abril - 2021

Oii gente, tudo bem? Nem só de férias vive um comissário né, e hoje vim compartilhar com vocês, assim como faço todos os meses, a minha escala do mês de Abril!

Roster Abril 2021

Fiquei muito feliz que esse mês me deram vários voos, e espero que não me removam de nenhum, apesar de saber que as coisas ainda estão bem instáveis. Como precisei de mais alguns dias de férias em Abril, acabei perdendo um voo para a Tunísia com layover de 48 horas, e fiquei bem triste, porque para quem leu o último post de viagem, viu que foi o meu destino favorito! 

O meu primeiro compromisso desse mês será a primeira dose da vacina contra o COVID-19, e estou muito animada para ser imunizada. Posteriormente eu virei aqui contar para vocês como foi, mas a vacinação nos Emirados Árabes já está bem avançada e qualquer residente pode aplicar para tomar a vacina, no entanto, foi a empresa que marcou o compromisso para mim, e até onde eu sei é em uma área dedicada para os funcionários.

Começamos os voos com um bate e volta diurno glória a Deus para Mumbai (BOM) na Índia. Aqui no meu aplicativo está marcando que eu já fiz esse voo, mas eu não me lembro especificamente dele não. Cada setor tem mais ou menos 3 horas de duração, então vou passar praticamente o dia todo fora, eu gosto muito desses voos que duram o dia inteiro porque parece que fui trabalhar no escritório e voltei.

Logo no dia seguinte desse voo eu tenho um rest day, que não é considerado folga, e sim um dia para eu me preparar e descansar para o voo seguinte, que nesse caso será para Cairo (CAI) no Egito. Será a quinta vez que operarei esse voo, apesar de nunca ter visitado de fato esse país, pois é mais um turnaround. Para a minha alegria, depois de algum tempo, voarei no A380, que é aquele avião de dois andares, um luxo. Devo acordar por volta das 4 da manhã para fazer esse voo, por isso o dia anterior é considerado rest day, e também ficarei o dia todo fora, pois cada setor dura quase 4 horas.

Após esse voo tenho um dia de reserva, que provavelmente será dia de folga, e depois mais um rest day, pois o voo seguinte é de madrugada e também será para Índia, mas para a cidade de Hyderabad (HYD), o qual eu nunca fiz. Esse é aquele voo que eu faço de tudo para trocar, porque trabalhar durante a noite é muito difícil para o meu corpo. Para esse voo eu tenho que me reportar por volta da 1 da manhã e volto para Dubai meio dia, então é bem cansativo. Essa cidade fica um pouco mais longe do que a outra, e cada setor dura em média 4 horas.

Depois tenho dois dias de folga e finalmente um layover! Se tudo der certo, passarei 24 horas em Frankfurt (FRA), na Alemanha. Eu só fui uma vez para a Alemanha, na cidade de Hamburg e foi muito legal, saímos com os comissários e fomos em um bar muito legal. Muito provavelmente não poderemos sair do hotel, mas só de passar um tempo fora de Dubai já é muito bom.

Tenho mais um dia de folga e depois um rest day, pois vem aí mais um voo que sai de manhã bem cedo, para Lisboa (LIS) em Portugal. Eu ainda não tive a oportunidade de ir para Portugal, e mesmo não podendo sair para turistar, será um novo país para a minha lista. Também é um voo de layover de 24 horas, e é o voo que estou mais animada para fazer.

E aí, o que vocês acharam da escala desse mês? Parece que será bem corrido, mas confesso que estou animada, espero que mantenham todos os voos! Para saber mais do meu dia a dia e conferir em tempo real sobre a minha rotina como comissária, é só me seguir lá no Instagram que tem muito conteúdo também.

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Posts e Informações Úteis

Oii gente, tudo bem? Uau, eu estou muito feliz mesmo com o tanto de acessos que tivemos no blog nessas últimas duas semanas, então obrigada por passar um tempo do seu dia por aqui.

Vou aproveitar esse espaço para também divulgar o meu Instagram, se você ainda não me segue, está perdendo muita informação complementar ao blog também, já que eu passo mais tempo por lá, inclusive tenho recebido muitas mensagens legais por lá de pessoas querendo conversar sobre a profissão de comissária, e eu adoro bater papo.

Então como chegou muita gente nova, resolvi fazer esse post para explicar que tipo de conteúdo vocês vão encontrar, onde e quando, além de um compilado de posts para ajudar quem chegou aqui agora e não quer ficar procurando pelo conteúdo. Mas para pesquisar, tem um campo de pesquisa no canto superior esquerdo (só clicar nas três barrinhas e conferir o conteúdo). Além disso, nas abas superiores está dividido por regiões e temos uma aba somente para assuntos de Dubai, vale a pena dar uma olhada

Os posts aqui no blog são postados de segunda-feira. Quando criei o blog eu postava duas vezes na semana, porém começou a ficar complicado por conta do trabalho e dos outros conteúdos que eu crio, então acabei optando por deixar só uma vez na semana. Aqui no blog tem um pouquinho de tudo, bastante sobre a minha profissão de comissária, viagens que eu faço e dicas de beleza.

Já no Instagram, temos vídeos no IGTV todas as sextas-feiras sobre os mesmos temas aqui do blog. Já tem um monte de vídeo legal e sinto que temos um contato ainda mais próximo do que aqui no blog, Então fiquem à vontade para assistir os vídeos.

Agora, para quem gosta de beleza, skincare e maquiagem, eu criei um canal no Youtube só para falarmos sobre esse assunto, e lá o conteúdo não tem nenhum vínculo com a minha profissão. Então para quem só quer saber sobre beleza e dicas de maquiagem é só se inscrever no canal. Os vídeos são postados aos domingos.

Vamos agora para a lista de posts aqui do blog divididos por assunto

Sobre a profissão de comissária

Dicas de Viagem - Série 24 Horas

Qualquer sugestão de post, me deixem saber aqui nos comentários, ou lá no meu Instagram

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Posts Mais Lidos

Quanto ganha uma comissária de bordo?

Dicas para montar um currículo para aviação

Tipos de Voos - Glossário

Pré-requisitos para se tornar uma comissária de bordo

Meu Primeiro Voo Deadheading

Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 1

Minha rotina de skincare

Supermercado em Dubai

Os aplicativos essenciais para Dubai

Rotina do Comissário Antes do Embarque