Rotina do Comissário Antes do Embarque

Oii gente, que correria! 

Sempre que volto do Brasil preciso de pelo menos 1 semana para me organizar por aqui, não é fácil morar sozinha em outro país não, haha. Além disso, eu cheguei de Londres hoje pela manhã e dormi até a tarde, a melhor sensação é não ter despertador para nos acordar, né?

Bem, se eu fosse resumir esse post em uma frase, seria: "Quem vê o close, não vê o corre" 😂. Isso porque muitas pessoas ainda não sabem do longo processo que temos antes de receber os passageiros de forma sorridente na aeronave, parece tudo muito simples, mas são horas de antecedência, e hoje vou contar tudo aqui para vocês.

Rotina do comissário pré-embarque

Eu vou tomar como base um horário de voo fictício, que decola de Dubai as 8 da manhã, ok? 

Considerando esse horário, obrigatoriamente temos que nos reportar para empresa com 120 minutos (ou 2 horas) de antecedência. Isso significa que precisamos estar devidamente prontos com uniforme, cabelo e maquiagem lá na sede da empresa, que chamamos de headquarter. Porém, para estarmos prontos 2 horas antes do voo decolar, temos que nos arrumar e locomover até lá, e aí isso vai depender de onde você mora, do trânsito, etc. Eu levo em média 30 minutos para chegar até o HQ, fora isso, preciso acordar, comer algo e me arrumar, então se o voo sai às 8 e eu preciso me reportar às 6, eu acordo as 4 da manhã. Ou seja, na média, acordamos por volta de 4 horas antes do voo decolar.

Não sei se todos sabem, mas nós nunca transitamos pelo aeroporto de Dubai, toda a parte de imigração, raio-x, despachar mala e tudo que se faz normalmente para sair de um país, é feito na própria sede da empresa, o que é ótimo e nos poupa tempo. Chegando no headquarter, temos um cartão especial que permite passar pelo portão de imigração, digamos assim. Parece aquelas catracas do aeroporto de escanear o passaporte sabe, mas nesse caso nós passamos esse cartão e colocamos nossa digital. Feito isso, pode considerar que "saímos do país" e o próximo passo é fazer o check-in para o nosso voo.

Temos algumas máquinas parecidas com as de check-in de empresa aérea do aeroporto para confirmarmos nossos documentos (precisamos ter 7 documentos obrigatórios, sem eles não podemos operar o voo), ver as informações sobre o nosso voo caso, número da sala do briefing e caso seja um voo com layover, a máquina imprime a etiqueta da bagagem para despacharmos em um local específico lá dentro. Recentemente passamos a usar o nosso aplicativo da escala para poder fazer esse processo de check-in, o que também nos salva um pouco de tempo.

Depois disso passamos pelo raio-x com a nossa mala de mão, que é o mesmo processo que temos no aeroporto e podemos seguir para a sala de reunião, que chamamos de briefing room. Caso queira, podemos ir ao banheiro, tomar água e também temos um café la dentro para comprar alguma bebida ou lanche, da rede Costa, uma delícia.

Chegando no briefing room, sentamos no espaço dedicado de acordo com a classe que trabalhamos, mostramos os documentos para o supervisor e aguardamos todos chegarem para começar a reunião. Antes de falarmos sobre o voo em si, temos a sessão "safe talk", que nada mais é do que perguntas sobre algum tema que estudamos durante o treinamento: pode ser sobre o tipo de aeronave que vamos operar, segurança ou GMT (procedimentos médicos). Esse é o momento mais tenso na minha opinião, pois o supervisor faz uma pergunta para cada comissário e precisamos acertar a resposta para poder operar aquele voo. Posso falar mais sobre esse assunto em um post separado, me deixem saber nos comentários.

Concluído mais um passo, o supervisor nos dá os detalhes do voo, nome dos pilotos, tipo de serviço que teremos, particularidades caso exista, perfil dos passageiros, tudo que for pertinente para aquele destino. Acho que praticamente todos os comissários possuem um caderninho para anotar essas informações, pois pode ser que precisemos durante o voo e também porque é muita coisa para ficar só na memória. 

Sobre as posições de trabalho na aeronave, varia. Às vezes o chefe de cabine manda email um dia antes do voo com as posições que ele escolheu, e outras vezes podemos escolher durante a reunião, pela senhoridade (os mais antigos da empresa escolhem primeiro na ida, e na volta, os mais novos escolhem primeiro, o que garante igualdade para a escolha). Referente às posições de trabalho, com certeza farei um post só explicando sobre isso.

Depois que cada classe fez a sua mini reunião, o chefe de cabine se apresenta e fazemos uma reunião em conjunto com as outras classes. É um momento um pouco mais descontraído, em que nos apresentamos (nome, país e alguma outra coisa que queremos falar haha), e também de mais informação, pois o chefe de cabine vai discutir algum assunto importante do momento, chamado de hot topic, e falar suas expectativas sobre o voo, etc.

Finalizada essa parte, esperamos os pilotos entrarem na sala para se apresentar e nos dar mais informações sobre o voo. O número de pilotos vai depender do tipo de voo, mas temos no mínimo dois, o Comandante e o Primeiro Oficial/Copiloto (Captain e First Officer, desculpe a tradução). Eles nos passam a duração do voo, previsão do tempo, se é esperado alguma turbulência durante o percurso, tempo de taxi no aeroporto, entre outras coisas. 

Agora sim, damos como encerrada a reunião, esse período todo que descrevi acima na sala dura em média uns 30 minutos, e podemos nos dirigir ao ônibus que vai nos levar até o avião. Magicamente o ônibus sai do headquarter e entra na pista do aeroporto, até a respectiva aeronave. Acham que acabou? Ainda não...

Chegando na aeronave, vamos até nossa estação de trabalho e somos responsáveis por checar todos os equipamentos de segurança de acordo com a nossa área de responsabilidade, e a lista é enorme. Verificamos os equipamentos do banheiro, se a limpeza está de acordo, se o sistema de entretenimento está funcionando em todos os assentos e damos uma organizada no bagageiro. Cada posição vai ter alguma particularidade, mas no geral é isso que verificamos lá dentro. Esse processo leva em torno de 20 minutos.

Depois que confirmamos por meio de conferência no interfone de que tudo está pronto, o chefe de cabine dá a liberação para o pessoal que trabalha lá no aeroporto para liberar os passageiros. O embarque começa 45 minutos antes do horário da decolagem, mas geralmente liberamos antes, vai depender do dia, já que vários fatores influenciam.

Ufa, foi bastante coisa que compartilhei hoje hein, gostaram? Eu espero que sim!!
Caso tenham qualquer dúvida sobre esse assunto, podem me deixar aqui nos comentários ou me perguntar lá no Instagram. Para sugestões e críticas, façam o mesmo, afinal, criei esse blog não só para compartilhar com vocês, mas também para ajudar quem precisar. Fiquem ligados que amanhã sai um vídeo no IGTV sobre meu voo de Londres, e segunda-feira um relato completo aqui no blog.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Comentários

  1. aguardando o próximo com muita ansiedade. Adoro!!!

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  2. Muito interessante. Ninguém imagina que é tão trabalhoso assim né. Adorei. Obrigada Lígia

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    1. Obrigada Gláucia, realmente tem muito trabalho no bastidor que nem todo mundo sabe sobre 😊

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