Mais uma renovação de voo - Atualizado 2021

Oii gente, tudo bem com vocês? Semana passada eu não apareci por aqui porque estava estudando bastante para renovar a minha licença de voo, mas hoje estou aqui para contar para vocês de forma atualizada sobre como funciona essa renovação. Aliás, eu mostrei todo o meu processo de estudo lá no Instagram, então se você ainda não me segue, ja está na hora hein?!

Quem acompanha o blog há mais tempo, provavelmente já deve ter lido o post do ano passado onde expliquei como foi o processo de renovação durante a pandemia, já que o treinamento teve que ser modificado por conta do lockdown e etc. Se você ainda não leu, é só clicar AQUI e conferir.


Esse ano, a partir do mês de fevereiro mais precisamente, a renovação voltou a ser presencial nos dois dias, ainda com algumas mudanças devido ao protocolo de distanciamento, mas posso dizer que voltou quase 100%. Eu passei dois dias, do meio dia até as nove da noite mais ou menos, no training college fazendo várias provas, foi um tanto cansativo, mas o mais importante é que saí de lá com a licença renovada para mais um ano.

No aplicativo em que vemos a nossa escala do mês, temos acesso a grade de horários da renovação da nossa licença, então sabemos exatamente o horário de cada coisa e qual sala ir, já que há diversas turmas fazendo renovação no mesmo dia, porém algumas em horários diferentes.

Primeiro Dia
A primeira prova do dia é a mais esperada por todos, que é a prova no computador (CBA - computer based assessment). São 60 questões, divididas entre especificações das aeronaves, GMT, e segurança; precisamos acertar o mínimo de 80% para poder passar, pois se não passarmos, levamos uma advertência e temos que tentar novamente no dia seguinte, isso não pega muito bem para o seu arquivo aqui da empresa. Outra prova em conjunto com essa é o diagrama de equipamentos, em que aleatoriamente é escolhido B777 ou A380 e precisamos informar quantos equipamentos de emergência tem em cada estação de trabalho, também precisamos acertar no mínimo de 80% para poder passar. Meu estudo valeu super a pena e consegui acertar 100% do diagrama e errei somente 2 questões da prova anterior, primeira parte do dia: check.

Após essa prova temos um break e depois fomos para a área do simulador de avião, para fazer uma prova prática. O modelo escolhido para a nossa turma foi o A380 e fomos divididos em dois grupos, sendo que cada grupo participaria de uma simulação. Existem vários cenários que podem cair nessa simulação, então temos que estar preparados para todos os tipos de emergência, eu fiz parte do segundo grupo e a minha simulação foi uma emergencia planejada de pouso na água. Os treinadores possuem um checklist no tablet onde avaliam se para aquela simulação fomos capazes de demonstrar o que era esperado, em caso negativo, devemos repetir a prova. Mais uma vez consegui passar de primeira, ufa.

Mais um intervalo e fomos para outra sala fazer a prova prática das portas do avião, tanto do B777 como do A380, enquanto metade da minha turma fazia de um avião, a outra metade fazia do outro para ganharmos tempo. Nessa prova, temos que abrir e fechar a porta corretamente de acordo com o procedimento da empresa, e também saber operar a porta em situação de emergência.

Em seguida, sem intervalo dessa vez, temos originalmente uma prova em que devemos operar o assento da cabine do piloto, porém por conta da pandemia para evitar contato muito próximo com os outros comissários, apenas observamos o treinador operar o assento. Depois fomos para outra sala para revermos os equipamentos de emergência da aeronave e como utilizá-los e em seguida, acertou que disse intervalo.

De todos esse foi o maior intervalo, cerca de 1 hora porque fomos para as provas de GMT, que é o treinamento médico e tem em média 4 horas de duração, esse eu achei que seria bem cansativo, mas a treinadora é tão legal que eu nem vi o tempo passar. Tivemos revisão sobre os procedimentos médicos, equipamentos, e fizemos algumas provas práticas, como ressuscitação cardiopulmonar, aplicação de injeção para alergia grave, como tratar de sangramento, entre outros. A última prova foi uma simulação em que usando nosso conhecimento e treinamento, tivemos que descobrir pelos sintomas do "passageiro" qual condição médica ele tinha e seguir com o tratamento conforme aprendemos. Essa parte médica foi a mais legal desse primeiro dia.

Segundo Dia
Esse dia é mais tranquilo, ainda fazemos algumas simulações, mas passamos mais tempo em sala de aula com o treinador. A treinadora nos passou alguns updates de procedimentos da empresa, falamos bastante sobre o nosso dia a dia a bordo e como podemos melhorar nosso trabalho, tivemos um intervalo e voltamos novamente para a mesma sala para falarmos sobre os procedimentos de evacuação.

Seguimos para um outro prédio do training college (lá existem três prédios), e fizemos a prova prática de combate a incêndio, essa sala tem alguns equipamentos que simulam diferentes tipos de incêndio a bordo e precisamos combatê-lo conforme fomos instruídos, é bem legal e rápido de se fazer.

Mais um intervalo, e quando voltamos para a sala de aula, ficamos acompanhados de dois pilotos que também estava renovando as suas licenças e eles participaram de algumas simulações com a gente, essa parte é bem legal pois temos interação com eles e tiramos várias dúvidas. Ainda com os pilotos, fomos até o simulador de avião para fazermos uma dinâmica referente a alguma situação anormal a bordo, novamente divididos em dois grupos, e dessa vez fui o primeiro grupo. Nossa simulação foi sobre problema na turbina, gostei bastante. Discutimos as simulações quando voltamos para a sala de aula e mais um intervalo para a conta.

Tivemos que ir para outro prédio para a próxima sessão, que era uma prova prática sobre como fazemos a busca de segurança quando estamos no avião, o treinador pediu para cada um mostrar como fazemos a busca em uma determinada área do avião, no meu caso ele pediu para eu demonstrar como faço o security search nos carrinhos de refeição. Assim que todos terminaram, ele nos deu um feedback, tirou algumas dúvidas e nos dirigimos para uma outra sala de aula para falar sobre segurança no voo, foi uma aula bem rápida de menos de 1 hora de duração, e pudemos aprender mais sobre como lidar com algumas situações a bordo no que se refere a segurança.

E finalmente, sem break, voltamos para o outro prédio para ter uma aula sobre defesa pessoal e como conter algum passageiro caso necessário. Em momentos normais, assim como foi quando eu entrei na empresa durante a época de treinamento, nós imobilizávamos o colega aplicando as técnicas explicadas pelo treinador, porém por conta da pandemia, cada comissário tinha um boneco, e tivemos que demonstrar as técnicas nele, o que não foi tão divertido assim.

Antes de ir embora, esse último treinador nos deu as novas licenças, válidas por mais um ano, e que alívio! Eu estudei bastante e valeu a pena todo o esforço, agora só volto ano que vem. Eu espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre a renovação da licença de voo, e se ficar qualquer dúvida, é só escrever por aqui ou me chamar lá no Instagram.

Entre "idas e vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘


Comentários

Posts Mais Lidos

Quanto ganha uma comissária de bordo?

Dicas para montar um currículo para aviação

Tipos de Voos - Glossário

Pré-requisitos para se tornar uma comissária de bordo

Meu Primeiro Voo Deadheading

Supermercado em Dubai

Minha rotina de skincare

Os aplicativos essenciais para Dubai

Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 1

Rotina do Comissário Antes do Embarque

Posts Mais Lidos

Quanto ganha uma comissária de bordo?

Dicas para montar um currículo para aviação

Tipos de Voos - Glossário