Postagens

Roster de Setembro - 2021

Oii gente, meu Deus quanto tempo que não escrevo aqui!!

Mas eu tenho uma boa justificativa, eu estava de férias hahahaha. Se você me acompanha lá no Instagram, sabe que em Julho eu fui para as Maldivas, e recentemente cheguei do Brasil, esses últimos meses estavam bem corridos e fiz bastante voos. Ás vezes eu também tenho um bloqueio criativo, então se vocês puderem deixar sugestões de posts por aqui, vou adorar!!

Então vamos lá para os destinos que voarei no mês de Setembro. Frequentemente me perguntam se os voos já voltaram ao normal, e eu sinto que aos poucos está sim, nos últimos meses tenho trabalhado bastante e mês que vem temos a Expo 2020 aqui em Dubai, então espera-se um aumento significativo de voos, vamos ver.

Roster Setembro 2021

Começamos a primeira semana do mês com dias off e dias de reserva, eu acho que não vão me chamar para nenhum voo, mas em caso positivo, vocês saberão lá no meu Instagram, então aproveitem e me sigam por lá.

O primeiro voo será um bate e volta para o Kuwait, que de acordo com a minha escala eu nunca fiz, mas jurava que já. Esse é um voo bem tranquilo, durante o dia, o que eu amo!

Já no dia seguinte tenho um rest day, seguido por um voo para Londres, com layover. Será minha quinta vez por lá e faz um bom tempo que não me mandam para a terra da Rainha. Infelizmente esse é um dos destinos em que não podemos sair do hotel, então com certeza aproveitarei para descansar.

Mais um dia de folga, um rest day e um bate e volta noturno para a Índia. Já falei aqui algumas vezes que esses voos noturnos me deixam de cabelo em pé por conta do horário, trabalhar a noite inteira é muito desafiador e eu sempre tento trocar por outro voo, tomara que eu consiga. Esse voo é para Chennai, o qual eu já fiz uma vez, mas era durante o dia. Antes da pandemia esse voo noturno era com layover, por conta do horário, mas devido a situação atual na Índia, não estamos ficando lá, uma pena.

Dois dias de folga depois e tenho um combo de layovers bem interessantes seguidos, Milão e Paris, eu estou muito animada! Eu já conheci três cidades na Itália e eu amo demais a gastronomia, afinal, parte da minha família é de lá. Podemos sair nesse destino, então quero me programar e visitar alguns pontos turísticos bem legais, além de comer uma pizza hehehe. Depois de pousar desse voo, logo no dia seguinte tenho o meu sétimo voo para Paris, o destino que eu mais fui até hoje. O horário desse voo é bem interessante para eu conseguir ver a Monalisa, pois eu já tentei tantas vezes que quase desisti, mas dessa vez não passa!! Me acompanhem nos stories para saber se consegui ou não.

Um dia de folga, com mais um dia de rest day e temos mais um layover, para Londres novamente. Vamos ver se consigo trocar esse porque é um voo noturno e eu tento fugir desses voos. Depois desse voo tenho mais dois dias de folga e acabamos o mês, ufa!

Esse mês a escala está bem cheia, e só temos layover na Europa, o que eu amo. Como vocês já sabem, os voos são sujeitos à alteração e só próximo dele é que sabemos se irei ou não, mas mesmo assim já é legal eu começar a me planejar, e a planejar os meus descansos também.

Espero que tenham gostado do post de hoje, agora voltarei com força total todas as segundas-feiras.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Feliz 1 ano de Blog !!

Oii gente, é com muita alegria que escrevo o post de hoje para comemorar não só o meu aniversário, mas também o aniversário do blog, que completou um ano de vida na data de ontem.


Criei esse blog durante o momento caótico da pandemia para compartilhar um pouco da minha experiência morando fora do Brasil e ajudar outras pessoas que tem o sonho de se tornar comissária de bordo. Fico muito feliz com as mensagens que recebo diariamente das pessoas parabenizando o conteúdo e é muito gratificante saber que mesmo do outro lado do mundo consigo contribuir com informação.

Até o presente momento em que escrevo este post, recebemos o total de 6143 visitas, o que dá em média 17 acessos por dia, um número muito bom. Já quero aproveitar para agradecer a minha mãe, que tenho certeza que entra todos os dias aqui para saber se publiquei algo novo, e a minha melhor amiga Giovana, que desde o começo me apoiou nessa ideia e está sempre me ajudando com a divulgação dos posts e com ideias incríveis. Não menos importante, todo o layout, logo, cores e ideias de marketing vem do Marcos, outra pessoa que mesmo nos bastidores, está sempre me ajudando bastante. E claro que vocês, os leitores também tem um espaço super especial, pois sempre me ajudam com dicas de posts e o blog é escrito para vocês, então meu muito obrigada!

Vou deixar aqui embaixo, os 10 posts mais lidos por vocês, me contem nos comentários qual vocês mais gostaram de ler, vou adorar saber:


Ainda há muito conteúdo para ser postado por aqui e a colaboração de vocês que sempre acessam o blog me ajuda bastante a trazer posts cada vez mais completos sobre aviação e viagens. Para sugerir algum post, basta deixar algum comentário em qualquer post do blog, ou me mandar uma mensagem lá no Instagram, afinal estou sempre por lá conversando com vocês.

Não sei se todos sabem, mas lá no meu Instagram eu também coloco vídeos no IGTV mostrando de tudo um pouco: lugares em Dubai, beleza, vlogs de viagens e muito mais. Para acessar é só clicar AQUI.

Novamente fica aqui o meu muito obrigada a todos que dedicam um tempo para ler os posts que escrevo, as minhas amigas comissárias que me ajudam a divulgar o conteúdo e que venham mais anos de blog né? Espero que tenham gostado do post de hoje, e se quiserem aproveitar para me deixar uma mensagem de feliz aniversário nesse post, ficaria muito feliz em ler.

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Roster de Junho - 2021

Oiii gente, hoje o post demorou mas saiu hehehe. Vamos para o post mensal aqui do blog contando os destinos que irei viajar no mês de Junho. Se você ainda não me segue no Instagram, me siga para acompanhar o meu dia a dia em Dubai e as mudanças de escala.

Roster de Junho 2021

Assim como acontece todo mês, eu recebo os voos e do nada eles vão sumindo, e isso já aconteceu em Junho. Era para eu começar com um layover de 50 horas em Singapura, mas fui removida por conta do número de passageiros.

Começamos a semana de Junho com dois voos seguidos, um bate e volta, e outro layover. O primeiro é pra Jeddah, na Arábia Saudita e no A380. Eu só fiz esse voo uma vez e foi bem na época de peregrinação para a Meca, inclusive acabei de pesquisar aqui e esse ano o Haje (peregrinação) vai cair no mês de Julho. É um voo diurno, meu horário preferido, e cada setor dura em média 3 horas.

Logo em seguida, temos um layover para Casablanca, em Marrocos. Eu fiz esse voo uma vez também, e na época em que podíamos explorar o mundo lembro que visitei uma das maiores mesquitas e comprei o famoso óleo de Argan, natural de Marrocos. Dessa vez, não poderemos sair, então aproveitarei o meu tempo desfrutando do novo hotel. É um voo de mais ou menos 8 horas cada setor, então um pouco longo, mas bom que são muitas horas de voo para o meu bolso.

Alguns dias de reserva, e bem no dia do meu aniversário, tenho um rest day seguido de um voo para Delhi, na Índia. Pois é gente, no mundo da aviação, não existe data comemorativa, mas confesso que há uma esperança de talvez me removerem do voo, veremos, torçam por mim. Aqui no meu aplicativo da empresa está marcando que nunca fiz esse voo, mas eu tenho quase certeza que já sim.

Depois tenho alguns dias de folga mesmo, e partiu mais um layover, porém um multisector que nunca fiz, que é stopover em Conakry, na Guinea e destino final Dakar, no Senegal. Lembrando que se você está perdido com alguma nomenclatura do post de hoje, eu fiz um post explicando cada um dos tipos de voos que temos, é só clicar AQUI para ler. Esse voo também é longo viu, quase 10 horas até nossa primeira parada, e o mais legal é que dessa vez o layover é de 48 horas, eu adoro poder passar mais tempo em outro país. Na volta, de Dakar vamos direto para Dubai, sem parada em Conakry. Mais um país da África para a minha lista, uhuuul.

Dois dias de folga e temos mais um layover, eu nem acredito, esse mês a escala está boa viu. Vamos para um lugar paradisíaco que também conhecerei pela primeira vez, que é a ilha de Mauritius, estou muito animada. Antigamente ficávamos hospedados em um resort extremamente luxuoso, mas por conta da pandemia ficamos em hotel agora, o que para mim tendo uma piscina já está ótimo. São 6 horas e meia cada setor, e no voo da ida não levaremos passageiros, será um voo de carga, o que significa que poderemos descansar na classe executiva, quem lembra do post que eu contei tudo sobre esse luxo aqui no blog? Se você não leu, confira já clicando AQUI.

Então esses são os possíveis destinos que visitarei e voarei nesse mês, o único que eu gostaria muito de mudar era o do dia do meu aniversário, mas enfim. Vocês gostaram desses lugares? Espero que tenham curtido o post de hoje.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Mais uma renovação de voo - Atualizado 2021

Oii gente, tudo bem com vocês? Semana passada eu não apareci por aqui porque estava estudando bastante para renovar a minha licença de voo, mas hoje estou aqui para contar para vocês de forma atualizada sobre como funciona essa renovação. Aliás, eu mostrei todo o meu processo de estudo lá no Instagram, então se você ainda não me segue, ja está na hora hein?!

Quem acompanha o blog há mais tempo, provavelmente já deve ter lido o post do ano passado onde expliquei como foi o processo de renovação durante a pandemia, já que o treinamento teve que ser modificado por conta do lockdown e etc. Se você ainda não leu, é só clicar AQUI e conferir.


Esse ano, a partir do mês de fevereiro mais precisamente, a renovação voltou a ser presencial nos dois dias, ainda com algumas mudanças devido ao protocolo de distanciamento, mas posso dizer que voltou quase 100%. Eu passei dois dias, do meio dia até as nove da noite mais ou menos, no training college fazendo várias provas, foi um tanto cansativo, mas o mais importante é que saí de lá com a licença renovada para mais um ano.

No aplicativo em que vemos a nossa escala do mês, temos acesso a grade de horários da renovação da nossa licença, então sabemos exatamente o horário de cada coisa e qual sala ir, já que há diversas turmas fazendo renovação no mesmo dia, porém algumas em horários diferentes.

Primeiro Dia
A primeira prova do dia é a mais esperada por todos, que é a prova no computador (CBA - computer based assessment). São 60 questões, divididas entre especificações das aeronaves, GMT, e segurança; precisamos acertar o mínimo de 80% para poder passar, pois se não passarmos, levamos uma advertência e temos que tentar novamente no dia seguinte, isso não pega muito bem para o seu arquivo aqui da empresa. Outra prova em conjunto com essa é o diagrama de equipamentos, em que aleatoriamente é escolhido B777 ou A380 e precisamos informar quantos equipamentos de emergência tem em cada estação de trabalho, também precisamos acertar no mínimo de 80% para poder passar. Meu estudo valeu super a pena e consegui acertar 100% do diagrama e errei somente 2 questões da prova anterior, primeira parte do dia: check.

Após essa prova temos um break e depois fomos para a área do simulador de avião, para fazer uma prova prática. O modelo escolhido para a nossa turma foi o A380 e fomos divididos em dois grupos, sendo que cada grupo participaria de uma simulação. Existem vários cenários que podem cair nessa simulação, então temos que estar preparados para todos os tipos de emergência, eu fiz parte do segundo grupo e a minha simulação foi uma emergencia planejada de pouso na água. Os treinadores possuem um checklist no tablet onde avaliam se para aquela simulação fomos capazes de demonstrar o que era esperado, em caso negativo, devemos repetir a prova. Mais uma vez consegui passar de primeira, ufa.

Mais um intervalo e fomos para outra sala fazer a prova prática das portas do avião, tanto do B777 como do A380, enquanto metade da minha turma fazia de um avião, a outra metade fazia do outro para ganharmos tempo. Nessa prova, temos que abrir e fechar a porta corretamente de acordo com o procedimento da empresa, e também saber operar a porta em situação de emergência.

Em seguida, sem intervalo dessa vez, temos originalmente uma prova em que devemos operar o assento da cabine do piloto, porém por conta da pandemia para evitar contato muito próximo com os outros comissários, apenas observamos o treinador operar o assento. Depois fomos para outra sala para revermos os equipamentos de emergência da aeronave e como utilizá-los e em seguida, acertou que disse intervalo.

De todos esse foi o maior intervalo, cerca de 1 hora porque fomos para as provas de GMT, que é o treinamento médico e tem em média 4 horas de duração, esse eu achei que seria bem cansativo, mas a treinadora é tão legal que eu nem vi o tempo passar. Tivemos revisão sobre os procedimentos médicos, equipamentos, e fizemos algumas provas práticas, como ressuscitação cardiopulmonar, aplicação de injeção para alergia grave, como tratar de sangramento, entre outros. A última prova foi uma simulação em que usando nosso conhecimento e treinamento, tivemos que descobrir pelos sintomas do "passageiro" qual condição médica ele tinha e seguir com o tratamento conforme aprendemos. Essa parte médica foi a mais legal desse primeiro dia.

Segundo Dia
Esse dia é mais tranquilo, ainda fazemos algumas simulações, mas passamos mais tempo em sala de aula com o treinador. A treinadora nos passou alguns updates de procedimentos da empresa, falamos bastante sobre o nosso dia a dia a bordo e como podemos melhorar nosso trabalho, tivemos um intervalo e voltamos novamente para a mesma sala para falarmos sobre os procedimentos de evacuação.

Seguimos para um outro prédio do training college (lá existem três prédios), e fizemos a prova prática de combate a incêndio, essa sala tem alguns equipamentos que simulam diferentes tipos de incêndio a bordo e precisamos combatê-lo conforme fomos instruídos, é bem legal e rápido de se fazer.

Mais um intervalo, e quando voltamos para a sala de aula, ficamos acompanhados de dois pilotos que também estava renovando as suas licenças e eles participaram de algumas simulações com a gente, essa parte é bem legal pois temos interação com eles e tiramos várias dúvidas. Ainda com os pilotos, fomos até o simulador de avião para fazermos uma dinâmica referente a alguma situação anormal a bordo, novamente divididos em dois grupos, e dessa vez fui o primeiro grupo. Nossa simulação foi sobre problema na turbina, gostei bastante. Discutimos as simulações quando voltamos para a sala de aula e mais um intervalo para a conta.

Tivemos que ir para outro prédio para a próxima sessão, que era uma prova prática sobre como fazemos a busca de segurança quando estamos no avião, o treinador pediu para cada um mostrar como fazemos a busca em uma determinada área do avião, no meu caso ele pediu para eu demonstrar como faço o security search nos carrinhos de refeição. Assim que todos terminaram, ele nos deu um feedback, tirou algumas dúvidas e nos dirigimos para uma outra sala de aula para falar sobre segurança no voo, foi uma aula bem rápida de menos de 1 hora de duração, e pudemos aprender mais sobre como lidar com algumas situações a bordo no que se refere a segurança.

E finalmente, sem break, voltamos para o outro prédio para ter uma aula sobre defesa pessoal e como conter algum passageiro caso necessário. Em momentos normais, assim como foi quando eu entrei na empresa durante a época de treinamento, nós imobilizávamos o colega aplicando as técnicas explicadas pelo treinador, porém por conta da pandemia, cada comissário tinha um boneco, e tivemos que demonstrar as técnicas nele, o que não foi tão divertido assim.

Antes de ir embora, esse último treinador nos deu as novas licenças, válidas por mais um ano, e que alívio! Eu estudei bastante e valeu a pena todo o esforço, agora só volto ano que vem. Eu espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre a renovação da licença de voo, e se ficar qualquer dúvida, é só escrever por aqui ou me chamar lá no Instagram.

Entre "idas e vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘


Tomei a Vacina da COVID-19

Oii gente, tudo bem?

Mais uma semana se iniciando, e agora que tomei as duas doses da vacina, vim aqui contar tudo sobre a minha experiência. Ah, já aproveita e me segue lá no Instagram para acompanhar o meu dia a dia aqui em Dubai hein?

A vacinação nos Emirados Árabes começou no dia 15 de Dezembro de 2020 e naquele momento estava disponível somente a vacina chinesa Sinopharm. Eu já estava doida para tomar, porém preferi aguardar instrução da empresa em que eu trabalho, já que não sabia na época qual vacina eles iriam aprovar para quem é comissário.

Vacina Sinopharm
Eu pedi para a enfermeira me dar a caixinha da primeira dose só para poder colocar nesse post

No meio do mês de Janeiro desse ano, a empresa em que eu trabalho anunciou que teria um espaço dedicado para nós funcionários tomarmos a vacina, no entanto, como eu já estava com viagem marcada para o Brasil e não teria tempo suficiente para tomar a segunda dose, preferi aguardar para tomar quando eu retornasse, o que aconteceu agora em Abril.

Atualmente, a vacinação está disponível para todos os residentes dos Emirados Árabes e é possível escolher qual vacina você quer tomar, sendo que temos três tipos: Sinopharm, Pfizer-BioNTech e Oxford-AstraZeneca. Eu preenchi um formulário e coloquei que qualquer uma das vacinas seria ótimo, e a empresa optou por colocar na minha escala a vacina da Sinopharm.

Tomei a primeira dose no dia 16 de Abril e a segunda dose no dia 07 de Maio. A vacina da Sinopharm está disponível em vários lugares e não é necessário marcar horário, basta apresentar um documento que comprove sua residência no país e tomar. Um dos lugares é no Aeroporto de Dubai, no Terminal 1, e foi lá que eu fui.

Quando fui para tomar a primeira dose estava bem cheio de pessoas, porém eu acabei passando na frente e fui direto para cada guichê de atendimento, acredito que por ser mulher, já que muitos lugares aqui dão preferência de atendimento para as mulheres. A primeira coisa a se fazer é medir a pressão e batimentos cardíacos, estando tudo certo, no próximo guichê você apresenta sua identidade e preenche algumas informações pessoais. Em seguida o atendente entrega o cartão de vacinação e depois é só se dirigir a uma das alas da enfermaria e tomar a sua dose. Na saída, um outro atendente confere o cartão de vacinação e avisa quando será sua próxima dose. 

Semana passada quando fui tomar a segunda dose, já estava muito mais vazio, e foi mais rápido ainda. Isso se deve também ao fato de que já foram mais de 11 milhões de doses aplicadas aqui no país (população total de quase 10 milhões), e mais de 90% dos funcionários da empresa também já foram vacinados. Ou seja, acredito que ainda esse ano a população toda seja vacinada, embora não seja obrigatório.

Eu não senti nenhum efeito colateral por conta da vacina, somente a segunda dose deixou meu braço dolorido por conta da aplicação. E para quem quer saber mais sobre como funciona a vacina da Sinopharm, ela tem o vírus inativado para criar a imunidade, que é o método mais tradicional e conhecido para a fabricação de imunizantes. Ainda essa semana, a vacina foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde e em breve deve ser reconhecida por mais países.

Eu espero que vocês tenham gostado do post informativo de hoje, gostaria muito que essa realidade de escolher qual vacina tomar para qualquer cidadão independente de idade se estendesse para muitos outros países, incluindo o Brasil. Sei que não há como comparar o número da população daqui com a do Brasil, mas mesmo assim, podemos perceber que um governo com preparação para atender sua população faz diferença.

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Roster de Maio - 2021

Oi gente, tudo bem com vocês? O post atrasou um dia, mas saiu!

Hoje, assim como temos todos os meses aqui no blog, vou compartilhar com vocês os destinos que irei voar no mês de Maio. Desde que o roster saiu, eu já fui removida de dois voos, então acho que esse mês será de mais descanso que Abril, veremos.


O primeiro compromisso do mês era um voo bate e volta para Lagos, na Nigéria. Esse voo sempre foi layover, mas por conta do alto número de casos de covid na África, muitos destinos estão sendo turnaround. No entanto eu já fui removida, então estou de reserva, o que provavelmente será day off.

Logo em seguida, o que acabou virando agora meu primeiro compromisso do mês, tenho a segunda dose da vacina. O post da semana que vem será contando tudo sobre a vacinação.

Mais vários dias de reserva, o que usarei para estudar bastante, e tenho um voo para Munich, na Alemanha. Eu já conheço Hamburgo e mês passado eu tinha Frankfurt, mas como contei para vocês, eu acabei trocando por Bruxelas, e acabei sendo removida do voo. Estou animada por ser um layover de 31 horas e espero não ser removida desse, pois será o primeiro voo do mês.

Já no dia seguinte voltando de Munich, eu tenho dois dias no training college para renovação da licença de voo. Eu contei ano passado nesse post AQUI sobre como foi a renovação, e esse ano será como é normalmente, passarei dois dias inteiros fazendo várias provas para renovar a licença por mais um ano. Preciso começar a estudar urgente, porque o livro tem mais de 1000 páginas e eu fico bem apreensiva quando tenho prova. Depois que passar as provas, eu farei um post aqui contando como foi detalhadamente.

No dia seguinte da prova eu já tenho rest day, que como vocês já sabem, significa que tenho um voo noturno, que não é meu tipo de voo preferido. Será um turnaround para Karachi, no Paquistão, que é um voo relativamente curto, mas até onde eu me lembro nós servimos comida quente, então é super corrido. Eu já fiz esse voo duas vezes, e geralmente ele é operado em duas classes somente, sem a primeira classe. Sendo assim, na cabine econômica conseguimos levar mais passageiros, 386, muita gente né!

Um dia de folga depois desse voo e ganhei mais um layover, dessa vez para Paris, na França. Confesso que eu já recebi pelo menos uns três pedidos de swap para esse voo, e estou até considerando trocar com alguém, pois já fiz esse voo quatro vezes e por enquanto não podemos sair do hotel. Vou esperar chegar mais perto da data para pensar sobre isso. E após esse voo tenho 2 dias de folga e 3 de reserva, ou seja, bastante tempo para descansar (eu tinha recebido um voo para Manchester, mas também fui removida).

Temos então o total de três voos esse mês e um destino novo. Até que eu não estou tão triste por ter poucos voos esse mês, pois vou usar meus dias de folga para me preparar para as provas, vamos ver o que o mês de Junho nos reserva. Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje, e me sigam lá no Instagram para conferir o meu dia a dia e os destinos que viajo.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Meal allowance: o que é e como funciona?

Oi gente, tudo bem com vocês? Essa última semana eu trabalhei bastante, estava bem puxado por aqui, porém eu tinha um voo hoje para Frankfurt, no qual fui removida depois de ter trocado com outro comissário para Bruxelas, eu tinha certeza que não seria removida do voo de Bruxelas, porém eu fui e agora estou de folga nos próximos dias. #vidaquesegue

O post de hoje é mais um da série que gera dúvidas e curiosidades, e claro que vim aqui explicar detalhadamente tudo que sei sobre o assunto. Lembrando que se vocês tiverem outras dúvidas, estou sempre lá no Instagram conversando com vocês (me sigam hein), eu amo interagir por lá, e ultimamente recebi algumas dúvidas sobre esse assunto. Eu também vi esses dias a Pati Campos falando sobre, e me deu mais um insight de escrever por aqui.

Meal Allowance

Vou começar falando sobre como funcionava quando entrei na empresa, e como está agora. O meal allowance nada mais é que grosseiramente falando um vale-refeição, que a empresa nos paga somente quando temos algum voo com layover, o que significa que se eu fizer só turnaround durante o mês, eu não ganharei esse auxílio, entenderam? Se você está perdido sobre as nomenclaturas de voo que eu escrevo por aqui, no post Tipos de Voos você poderá saber mais sobre, eu gosto de continuar escrevendo em inglês por aqui para ajudar vocês a treinar o vocabulário na aviação.

O valor do auxílio refeição é diferente para cada destino e varia também dependendo de quantas horas iremos ficar no lugar, ele é calculado baseado no preço cobrado no hotel para as refeições, então há lugares em que ganhamos mais, e outros menos. Quando comecei a voar, até o começo de 2021 mais precisamente, nós chegávamos no destino e coletávamos um envelope na moeda local (para pouquíssimos destinos nós coletávamos na sede da empresa aqui em Dubai, em dólar americano), o que facilitava muito a nossa vida como comissário, pois não precisávamos nos preocupar em trocar dinheiro e quando sobrava podíamos trocar por outra moeda.

Uma das dúvidas que sempre gera sobre esse assunto é se precisamos prestar conta de como utilizamos o valor que recebemos e se precisamos devolver caso sobre algum dinheiro. A resposta é NÃO para ambas as coisas, depois que você retira o envelope no hotel, faz o que quiser com o dinheiro. Cada comissário tem um propósito, então tem quem leve comida para os hotéis e guarda o dinheiro, tem alguns que aproveitam e fazem mercado no país com o dinheiro que recebeu e por aí vai. Geralmente sempre sobrava do dinheiro que eu ganhava, mesmo depois de fazer compras no mercado do país, o que era maravilhoso.

No começo desse ano, tivemos uma pequena (ou grande, depende do seu ponto de vista) mudança na forma de receber esse auxílio alimentação. Agora não coletamos mais o envelope com dinheiro quando chegamos no hotel de destino, e recebemos o valor diretamente no nosso holerite já convertido em dirham, a moeda dos Emirados Árabes. Esse valor nós recebemos sempre no mês seguinte daquele voo, igual as horas de voo (também falei sobre isso nesse post AQUI), o que significa que agora para pagar nossa comida temos duas opções: trocar por conta própria seu dinheiro pela moeda local, ou pagar com o cartão de crédito. Eu ainda não tive nenhum voo como layover desde que essa mudança foi implementada, mas acredito que muitos comissários agora estão pagando com o cartão. Por sorte, a maioria dos bancos aqui cobra uma taxa bem pequena de até 4% quando você realiza alguma transação no exterior, mas claro que dependendo do valor isso pode afetar o valor final da sua compra. 

Dinheiro Naira Nigéria
Dinheiro que ganhei quando fiz uma viagem para a cidade de Lagos, na Nigéria

No portal que temos acesso, conseguimos verificar qual o valor que está sendo pago em dirham para cada voo, o que nos ajuda a planejar nossos gastos quando viajamos, mas mesmo assim é uma mudança em que ainda precisamos nos acostumar, confesso que eu adorava receber o dinheiro de cada país e observar as notas. O que você achou dessa mudança? Quero saber nos comentários qual procedimento você gostaria de seguir.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre esse assunto, não hesitem em me contatar tanto por aqui no blog, como lá no Instagram. Espero que tenham gostado do post de hoje.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Posts Mais Lidos

Quanto ganha uma comissária de bordo?

Dicas para montar um currículo para aviação

Pré-requisitos para se tornar uma comissária de bordo

Tipos de Voos - Glossário

Meu Primeiro Voo Deadheading

Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 1

Minha rotina de skincare

Supermercado em Dubai

Os aplicativos essenciais para Dubai

Rotina do Comissário Antes do Embarque