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Quanto ganha uma comissária de bordo?

Oii gente, começando mais uma semana e quase terminando o mês de Agosto, passou muito rápido!

No post de hoje, vou contar para vocês sobre como é composto o salário de um comissário internacional, pois não sei como funciona no Brasil e acredito que seja diferente. Todas as informações referente à valores podem ser encontradas facilmente no site de cada empresa, então não deixem de pesquisar.

Vou aproveitar e deixar aqui embaixo alguns posts que vão auxiliar a leitura desse:


Salário Base
Esse é um valor base que recebemos todos os meses, independente de quantas horas voarmos no mês. Cada contrato terá um valor, então para saber o valor atual sugiro consultar o site da empresa, porém geralmente ele representa cerca de 40% do seu salário mensal, mais ou menos. Eu sempre consegui sobreviver somente com o salário base, mas isso vai depender dos seus gastos aqui em Dubai, já que é uma cidade cara.

Horas Voo
Quanto mais a gente voa, mais recebemos no mês seguinte, já que ganhamos por cada hora de voo que fazemos. A hora voo também depende de cada contrato e da classe que você trabalha, quanto maior seu cargo dentro do avião, maior será sua hora voo. Também é importante mencionar que nós só começamos a ganhar quando o avião decola, o que significa que as 4 horas que nos preparamos antes não são remuneradas. Além disso, quando fazemos turnaround, ganhamos durante o tempo que ficamos em solo esperando para retornar para Dubai, apesar de ser um valor inferior a hora voo, é melhor do que nada né?
De acordo com o órgão regulamentador aqui do Oriente Médio, podemos voar no máximo 120 horas por mês, e acreditem, voar 120 horas é muita coisa! Porém, acredito ser muito raro chegar nesse limite, já vi no máximo 110 horas. Falando em tempos normais, ou seja, pré pandemia, a média de horas voo que fazíamos variava entre 80 e 100 horas, o que é ótimo, saudades haha.

Pesquisando no site da empresa, é assim que eles vão apresentar o que compõem o nosso salário, mas tem outras coisas extras que eu levo em consideração e vou contar para vocês logo abaixo. Considerando a soma do salário base + horas de voo, a média salarial mensal vai variar entre 8 e 10 mil dirhams, o que dá mais ou menos entre 12 e 15 mil reais, dependendo da cotação do dia. Faz tempo que não temos esse salário, mas em tempos normais estava mais ou menos assim. O custo de vida em Dubai é muito alto, então acredite quando eu digo que existem pessoas que gastam muito mais do que isso por mês.

Vamos então aos extras que podem ajudar a aumentar o salário...

Allowance
Quando fazemos algum voo com layover, ganhamos um valor na moeda local do país em que estamos para cobrir os gastos de alimentação, e geralmente o valor é suficiente para comer e comprar outras coisas. Não precisamos prestar conta ou devolver caso sobre algum valor, podemos gastar com o que quisermos, eu aproveito para fazer o mercado no país em que estou visitando, já que os mercados aqui em Dubai levam uma boa parte do nosso salário. Caso ainda assim sobre algum dinheiro, eu costumo trocar por dólar e guardar. Economizando bem esse dinheiro, é possível complementar o seu salário.

Duty Free
Nós também podemos vender alguns produtos a bordo e ganhamos uma comissão em cima desse valor. No começo eu tinha medo de fazer essas vendas, usar as maquininhas de cartão e preencher os formulários, é uma responsabilidade a mais durante o voo. Mas depois eu peguei gosto e queria vender em todos os voos hahaha. Existem algumas regras para vender a bordo, são poucos comissários por voo que vendem, e tem comissários que vendem muito, muito mesmo, chegando a dobrar o salário só com as comissões. Eu ainda não cheguei nesse patamar e com a pandemia não estamos oferecendo esse serviço de duty free, mal posso esperar para tudo voltar ao normal.

Leave Out Allowance
Essa é uma ajuda de custo que a empresa dá anualmente aos comissários que moram fora da acomodação para cobrir os gastos com aluguel. É um valor muito bom e dependendo da área que você morar em Dubai, ainda sobra para usar para outras coisas. Só podem aplicar para essa ajuda de custo as pessoas que são casadas, ou que possuem família morando em Dubai, ou quem comprou alguma propriedade por aqui. Como eu não me enquadro em nenhuma dessas situações, eu moro na acomodação da empresa e não pago pelo aluguel.

Bem, que eu me lembre é isso. Novamente, no site da empresa existem informações mais detalhadas com os valores e tudo mais, é só pesquisar. Caso tenham alguma dúvida, deixem aqui nos comentários ou lá no meu Instagram

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

A Profissão e a Solidão

Oii gente, mais uma semana quase chegando ao fim (aqui em Dubai no caso já chegou, pois o último dia útil é na quinta, haha), espero que estejam bem!

Não se assustem com o título do post de hoje, a intenção não é de forma alguma trazer tristeza para esse blog, muito pelo contrário, hoje vou escrever para vocês o que não se fala muito da profissão, mas é algo que vivemos quase que diariamente: a solidão. A minha intenção com esse post é contar sobre a real da profissão e também mostrar que a solidão, o ato de estar sozinho, não é nada ruim.



Bem, eu como filha única nunca havia me sentido sozinha, comecei a ir para a creche cedo porque meus pais tinham que trabalhar, e quando estava em casa sempre tive os meus pais presentes. Fui crescendo e sempre fiz amizades, algumas que duram até hoje, outras que foram se acabando com o tempo. Quando fiz intercâmbio aos 17 anos, senti medo, mas logo também não me senti sozinha, foi a época que mais fiz amizade. No trabalho, fiz amigos e trabalhei por uns 3 anos junto com a minha melhor amiga, depois a noite na faculdade, estava rodeada de amigas que nunca me faziam sentir a solidão.

Quando recebi a famosa golden call e aceitei me mudar para Dubai, comecei a me preparar para uma nova fase em minha vida, e na verdade não sabia muito o que esperar dela. Eu nunca gostei de dormir sozinha sem ninguém em casa, e pela primeira vez percebi que teria que encarar não só esse desafio, como muitos outros. Ás vezes temos o sentimento de que a solidão pode ser algo negativo, e acho que eu também pensei dessa forma por um tempo. Eu já tinha ouvido falar que a profissão pode ser bem solitária, mas foi vivendo na pele que eu entendi que não é nada ruim o quanto parecia na minha cabeça.

Para quem já é casado (a) ou tem família em sua base, ou seja, aqui em Dubai, ao voltar para casa a solidão tende a passar, pois você está na companhia de pessoas que gosta. Mas mesmo assim, a solidão na profissão ainda existe, já que quando estamos voando, geralmente voamos com uma tripulação que não conhecemos, de nacionalidades e costumes diferentes dos nossos. Quando chegamos em um país para o nosso layover, também estamos sozinhos no quarto de hotel, ou se vamos explorar aquele novo destino, se não vamos com as pessoas que acabamos de conhecer, vamos explorar sozinhos, tirar fotos e criar memórias muitas vezes sem estar na companhia de quem amamos. E sabe que no começo eu tinha muito receio disso, não sabia se ia conseguir me adaptar a essa nova realidade, já que agora moro há exatamente 12.219km de distância das pessoas que gosto.

E o que eu descobri é que é muito legal poder sempre trabalhar com pessoas diferentes em cada voo, chegar no seu quarto de hotel e ter aquela cama tamanho king só para você é um prazer inexplicável, poder explorar cada país sozinha e criar memórias para eu mesma (e claro, depois compartilhar com quem eu gosto) é impagável, e estando sozinha eu me sinto completa, me sinto bem. Ou seja, se isso é a solidão, me atrevo a dizer que gosto de estar sozinha. Pesquisando mais sobre o assunto, eu descobri que esse sentimento não seria na verdade solidão, e sim, solitude. Talvez eu devesse mudar o título desse post, mas como algumas pessoas chamam isso de solidão positiva e a palavra em si é mais conhecida por nós, resolvi deixar assim mesmo.

Claro que existem dias e dias, na maior parte das vezes não vejo problema em estar sozinha, e de fato até prefiro, mas existem dias que gostaria de estar sim na companhia das pessoas que eu gosto e que estão longe de mim, é uma questão de equilíbrio. Por exemplo, tem dias que tudo o que eu queria era chegar em casa depois de um voo e ter alguém me esperando para comer, ou alguém que eu gosto que chegasse e me trouxesse o meu cheeseburger favorito. E sim, eu posso chegar em casa, não ter ninguém me esperando e ainda assim, pedir no delivery o meu cheeseburger favorito, mas não é a mesma coisa, entende? É a intenção que está por trás, o ato de se sentir querido por outra pessoa e também estar na companhia dela.

Com a pandemia, eu vivi ainda mais a solidão/solitude, pois passei a maior parte do tempo aqui em Dubai, sem explorar países novos e longe da minha família e amigos. Graças ao advento da internet, mantemos o contato diário, mas não é a mesma coisa. Então como um passe de mágica, eu comecei a me desafiar na cozinha (quem me conhece há mais tempo sabe que eu não cozinhava nada, além de brownie e carne moída), e virou um dos meus hobbies preferidos, não sei como. Hoje em dia, cozinhar virou algo terapêutico, me distrai, me faz feliz, e ainda me alimenta 😂.

Resumindo, a profissão é sim solitária, terão dias que serão mais difíceis que os outros, mas assim como depois da tempestade vem o arco-íris, terão também dias melhores. Como todas as coisas tem o seu lado negativo, não poderia ser diferente com o trabalho. O que eu posso te falar é que a recompensa no fim de tudo vale a pena, graças ao trabalho, entre outras realizações, consegui trazer os meus pais para passar 20 dias aqui em Dubai com tudo pago por mim, e de quebra, quando eu chegava do voo, eles estavam aqui me esperando para comer ou oferecendo aquele meu cheeseburger favorito!

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Pré-requisitos para se tornar uma comissária de bordo

Oii gente, como foi o fim de semana de vocês? Espero que esteja tudo bem por aí!

No post de hoje, vou contar para vocês quais os pré-requisitos que você deve ter caso queira se candidatar para trabalhar como comissária ou comissário de bordo aqui no Oriente Médio. Sim, eu sei que no momento estamos enfrentando uma crise na aviação por conta da pandemia, porém vale lembrar que durante todos esses anos já vivemos outras crises, e eventualmente as empresas passaram a contratar novamente, sendo assim, é somente uma questão de tempo.

Não são tantos requisitos assim, mas aproveitem esse tempo de pausa nas contratações mundo a fora, para dar um check naquilo que já está dominado, e desenvolver aquilo que ainda falta, combinado? Então vamos lá!

Pré-requisitos para comissária de bordo

1 - Ter 21 anos completos 
Sim, para se tornar comissário aqui no Oriente Médio o mínimo de idade é 21 anos, porém para participar do processo seletivo, caso você ainda tenha 20 anos, é possível participar, desde que no seu date of joining (dia de ingresso na empresa de fato, o dia da viagem) você já tenha 21 anos completos. 

2 - Ter no mínimo 1,60m de altura
Esse requisito não era obrigatório até alguns anos atrás, mas desde que instituído, é levado a sério, então se prepare para ser medido durante o processo seletivo. Não existe jeitinho de burlar essa regra, se durante a medição der 1,59m de altura, você será eliminado do processo. A dica para quem está quase no mínimo de altura solicitado é praticar bastante alongamento que você chega lá.

3 - Alcançar 2,12m com o braço esticado
Isso também é medido na primeira fase do processo, porém a boa notícia é que você pode tentar alcançar nas pontas dos pés, o que facilita né. E existem casos de pessoas que tem o mínimo de altura, mas quando vão fazer o teste de alcance não conseguem, e aí infelizmente são eliminados. Faça o teste em casa e com a ajuda dos exercícios de alongamento vão conseguir também.

4 - Ensino Médio completo
Para quem achou que faculdade era obrigatório, ou até mesmo curso de comissário para se qualificar para o processo seletivo, errou. As empresas pedem somente até o ensino médio completo, e ter uma faculdade não significa ter mais chances de ser aprovado também, existem muitas pessoas aqui que tem o ensino médio e passaram com tranquilidade.

5 - Inglês fluente
Aqui que fica um pouco mais complicado eu acho, porque é um pré-requisito falar e escrever fluentemente em inglês, o que significa que ter um inglês intermediário pode te prejudicar, e eu explico o porquê. Para o processo seletivo em si, acredito que com um inglês intermediário para o avançado você não encontrará problemas, principalmente se já souber como funciona as fases de cada processo. Durante o processo seletivo, que é todo conduzido em inglês, existe uma prova do idioma e também nas dinâmicas, você deve demonstrar a desenvoltura com o idioma, o que eu particularmente não achei difícil. O problema é chegando aqui, em que todo o treinamento de 2 meses é feito em inglês, todas as provas são em inglês, e por último mas não menos importante, o seu trabalho na aeronave será em inglês. Então a minha dica é estudar muito o idioma e práticá-lo, porque senão você acaba esquecendo. E faça o teste, tente assistir um filme em inglês sem legenda, se você conseguir entender o filme todo, significa que está com o inglês afiado. Aproveite esse momento de pausa na aviação para estudar bastante.
Para saber como funciona o treinamento, vou deixar o link de dois posts que escrevi contanto tudo sobre: Parte 1 | Parte 2

6 - Não ter tatuagens visíveis
Aqui nos referimos as tatuagens visíveis quando vestir o uniforme da empresa. Existe um diagrama ao preencher a sua inscrição que pede para você declarar em qual parte do corpo possui tatuagem, e não vale mentir ou cobrir com maquiagem, porque de um jeito ou de outro eles descobrirão a verdade. A questão é bem simples, caso tenha tatuagem fora da parte delimitada em preto no diagrama, você não poderá participar do processo seletivo, a não ser que remova a tatuagem. Esse diagrama pode ser encontrado facilmente no Google.

7 - Seja capaz de se adaptar com as pessoas, ambientes e situações 
Não tem jeito, com esse trabalho lidamos com pessoas de nacionalidades e costumes diferentes dos nossos, poderemos enfrentar situações diferentes todos os dias e sempre estamos em um novo país. Ter a mente aberta para o novo é fundamental, não estou falando que é fácil, inclusive acredito que trabalhando aqui melhorei ainda mais nessas questões, mas esteja sempre aberto a conhecer o novo.

8 - Ser saudável fisicamente e manter um bom IMC
Gente, parece que não, mas o trabalho dentro da aeronave é pesado e demanda bastante não só mentalmente como falamos acima, como fisicamente. Os contêineres são pesados, os carrinhos também são, ficamos horas em pé andando para lá e para cá entre outros afazeres que demandam muito do nosso corpo, realmente parece uma academia hahaha. Antes de vir efetivamente para cá, eu fazia aula com personal trainer para fortificar a minha musculatura, porque eu nunca fui de fazer musculação ou academia, no meu trabalho anterior eu ficava sentada a maior parte do tempo. Sobre o IMC, ele deve estar dentro da faixa recomendada como normal, nem abaixo e nem acima. As informações sobre peso e altura você deve preencher na inscrição, mas isso também é mensurado aqui em Dubai, então tenha bastante atenção nesse ponto.

Ah, todas essas informações também estão no site, então qualquer dúvida é só entrar lá. Tem um outro ponto que não é mencionado, mas acredito que seja um super diferencial ao se candidatar, que é ter experiência com atendimento ao cliente, e aí podemos citar várias profissões que tem esse tipo de interação. Para a primeira fase do processo, você terá que levar um currículo, então aproveite para listar todas as experiências que você já teve ao longo da vida, pode ser intercâmbio, trabalho voluntário e trabalho assalariado.

Em breve pretendo contar sobre cada fase do processo seletivo, mas por enquanto vamos aprimorar as habilidades necessárias para se candidatar primeiro. Qualquer dúvida que vocês tiverem, podem me contatar aqui nos comentários, ou lá no Instagram, que respondo rapidinho. Espero que vocês tenham gostado do post de hoje!

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

24 Horas em Auckland - Waiheke Island

Oiii gente, kia ora!!

E continuando possuídos pelo ritmo ragatanga 😂 da Oceania, hoje vou contar para vocês como foi a minha experiência quando visitei a Nova Zelândia, na cidade de Auckland. Essa semana eu postei sobre as minhas lojas favoritas da Austrália, se você ainda não viu, é só clicar AQUI.

O voo até Auckland é direto aqui de Dubai, e leva em média 17 horas de duração, sim, é muito longe. A sorte é que temos algumas horas de descanso, o que já ajuda bastante. Por ser um voo bem longo, nosso tempo de layover também é maior, ficamos 56 horas e eu consegui aproveitar bastante, porém focarei no passeio que fizemos em Waiheke Island, um lugar maravilhoso e que merece a visita.

Auckland - Nova Zelândia

Chegamos na parte da tarde em Auckland, e já que meu fuso horário estava todo trocado e também estava bem cansada do voo, aproveitei para tirar um cochilo e marquei de sair a noite com a tripulação. Andei um pouco pela cidade, estava bem frio e depois fomos em um pub belga chamado The Occidental, até os pilotos estavam lá com a gente. Lembro que não comi nada lá porque já havia comido um lanche no Wendy's, mas tomei uma cerveja artesanal muito gostosa de morango, que inclusive nunca mais achei.

Um pouco sobre a cidade de Auckland

No dia seguinte, havíamos combinado com alguns comissários de fazer o passeio pela Waiheke Island, tomamos café no hotel e andamos até o píer para pegar o barco que nos levaria até lá. O transporte leva cerca de 40 minutos saindo do terminal 99 que fica na Quay Street. Existem várias empresas que fazem o trajeto até a ilha, e no balcão você já pode comprar junto o passeio de ônibus dentro da ilha caso queira, e foi o que fizemos. Escolhemos a empresa Fullers360, não me lembro quanto paguei na época, mas hoje em dia está por volta de NZD 68 (aproximadamente R$ 240).

Eu recomendo muito comprar o ticket já com o ônibus Hop-On Hop-Off incluso, porque a ilha é bem grande e fazendo o trajeto a pé fica quase que impossível conhecer tudo. Outra opção é alugar uma bicicleta, porém como fomos no inverno e somos preguiçosos, optamos pelo ônibus mesmo. Durante o passeio de ônibus, o motorista também é um guia da ilha e vai nos dando todas as informações sobre o local e sobre cada parada.

Imagem do ticket e do passeio

O dia estava super ensolarado apesar do frio, curtimos bastante. Essa ilha tem 92km², é muito conhecida por suas vinícolas (mais de 30), mas também tem restaurantes, praia e plantações de azeitona. Existem pessoas que moram nessa ilha, e dá para ficar hospedado em hotel caso queira aproveitar o fim de semana, deve ser maravilhoso.

Waiheke Island

Nossa primeira parada foi em Mudbrick Vineyard & Restaurant, pensa em um lugar lindo. Lá, começamos a nossa degustação de vinho do dia, pagamos NZD 10 (R$ 35) e provamos quatro tipos de vinho, chega a dar água na boca só de lembrar. Nesse lugar tem dois tipos de degustação, vai depender do seu paladar, e ainda é possível comprar a garrafa caso queira levar para casa (e eu bem que queria, mas não podemos). Caso queiram ver vídeos sobre cada lugar que colocarei aqui, está nos meus destaques lá do Instagram.

Pegamos o ônibus novamente a paramos para almoçar no Wai Kitchen, um lugar muito charmoso com uma vista maravilhosa para o mar. As opções nesse restaurante são mais leves, eles também tem um menu de brunch muito gostoso. Eu optei por comer um misto quente que estava bem apetitoso.
Em seguida fomos para mais uma vinícola, chamada Wild On Waiheke, que é uma mistura de restaurante com cervejaria, vinhos e jogos como arco e flecha e dardo. Nesse local também tem o menu de degustação, com o diferencial de que também tem para os amantes de cerveja.

Vinícolas - Waiheke Island

Depois paramos em mais uma vinícola, a Stonyridge Vineyard, na qual também fizemos mais degustação, afinal, temos que aproveitar o momento né? O preço do menu degustação nesses locais são praticamente os mesmos, e vale prestar atenção nos rótulos dos vinhos, pois alguns são os mesmos. Já estava quase anoitecendo, e decidimos pegar o transporte de volta até a cidade, pegamos o penúltimo barco e eu estava tão cansada que dormi o caminho todo. Pedi um serviço de quarto de volta ao hotel e capotei.

Paisagens em Waiheke Island

No terceiro e último dia, eu e outro comissário decidimos ir visitar a Sky Tower de Auckland, que possui 328 metros de altura. O ticket dá acesso ao café localizado à 182 metros de altura, ao andar de observação principal à 186 metros do chão (51º andar), e a plataforma de 220 metros de altura (60º andar). Não me lembro quanto paguei na época, acho que tivemos desconto por sermos comissários, mas o passe adulto custa NZD 32 (R$ 112). Caso queiram passar pela experiência de saltar da torre ou caminhar em volta dela, também é possível fazer, desde que paguem o valor a parte, eu como tenho medo dessas coisas, só fiquei olhando o povo pular mesmo!

Sky Tower em Auckland

Ainda depois eu fui dar uma volta no centro de Auckland, já que o hotel que ficamos é super bem localizado, comprei algumas lembrancinhas e também uma bota que estava na promoção. Durante a noite voltamos para Dubai, e nem preciso dizer que eu dormi bastante quando cheguei né?!
Me deixem saber nos comentários se vocês gostaram do passeio e qual lugar não posso deixar de visitar na minha próxima vez.


Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo psost 😘😘😘

Minhas lojas favoritas da Austrália

Oii gente, como estão pós fim de semana?

Antes de começar o post de hoje, gostaria de agradecer a todos que tem parado um tempinho na semana para ler o blog, fiquei muito feliz que na semana passada tivemos um aumento significativo de visualizações, e claro que isso me incentiva ainda mais a escrever aqui para vocês. Então fica aqui o meu muito obrigada desde já!

Bem, hoje vamos viajar um pouquinho mais longe e vamos para a Austrália. Nossa, como eu amo aquele lugar, já fui para lá cinco vezes e cada vez que vou é uma alegria enorme, me sinto muito bem lá, e claro que é um paraíso para compras hahaha. E falando em compras, no post de hoje eu vou contar para vocês quais são as minhas lojas favoritas de lá.

Lojas favoritas na Austrália, foto de fundo de Brisbane

Eu coloquei um vídeo muito legal lá no meu Instagram, que você pode assistir clicando AQUI. Nesse vídeo, gravado antes de todo o lockdown começar, lá pelo mês de Fevereiro de 2020, eu mostrei com detalhes cada loja que mencionarei aqui e dá para conferir o preço de algumas coisas, então não deixem de assistir esse vídeo para complementar a leitura desse post ok?

The Chemist Warehouse
Sem dúvidas é a minha loja favorita da Austrália, lá podemos encontrar uma variedade de vitaminas, separadas por marca (e tem vários corredores), tem produtos de beleza, de cabelo, perfumes, cosméticos, tudo de mais legal haha. E o melhor é que todos os produtos possuem desconto, o que faz dessa loja parada obrigatória para quem for à Austrália. Eu compro todas as minhas vitaminas lá e sempre deixo praticamente toda a minha allowance nessa loja, porque o preço compensa muito.

Typo
Essa loja tem aqui em Dubai, mas ela é um pouco mais cara por aqui. Ela faz parte do grupo Cotton On, que tem no Brasil e lá você vai encontrar tudo referente à papelaria, presentes, itens de decoração, produtos eletrônicos, coisas de escritório e sempre tem alguma coleção especial que eles desenvolvem, quando eu fui para lá tinha uma parte toda dedicada ao Harry Potter. Não sei se tem a Typo no Brasil, mas quem souber me avise. A dica é sempre olhar a parte de promoção que sempre tem algo do tipo pague um e leve dois, compensa bastante.

UGG
Essa loja é antiga e ficou super conhecida por conta das suas botas invernais com pelo de ovelha dentro, lembro que a primeira bota que comprei da marca foi quando morei em Nova York, lá em 2012, e a qualidade é surreal, tanto que tenho e uso essa bota até hoje. Não são as botas mais lindas do mercado, mas são tão confortáveis que parece que você está caminhando sob as nuvens.
No entanto, ao entrar nessa loja, você vai encontrar várias botas parecidas com o nome de UGG, porém existem de marcas variadas, então tem que ficar atenta em qual marca você quer, já que a Austrália também produz essas botas. Eu comprei um segundo par das botas UGG em uma das minhas visitas na Austrália e lembro que fiquei confusa na loja porque várias marcas utilizavam a escrita ugg. Quando perguntei a uma vendedora o motivo, ela me disse que esse termo é genérico e significa bota com pelo de ovelha, preste bem atenção em qual marca você vai querer. A primeira bota que eu comprei lá nos EUA era da Austrália, mas essa segunda já é de uma fábrica americana. Ambas tem qualidade excelente, mas o preço é salgado dependendo do modelo, prepare o bolso.

Priceline Pharmacy
Essa é a melhor farmácia da Austrália na minha opinião e tem em várias localidades espalhadas pelo país. Lá, você encontra a linha de produtos da marca The Ordinary, que é uma marca de skincare com ótimo custo benefício, já falei dela aqui no blog no post "Minha rotina de skicare". Também sempre tem promoção e eu gosto de comparar alguns produtos que vendem na Chemist Warehouse, apesar de na maioria dos casos compensar comprar nessa segunda que mencionei.

Uniqlo
Bem, essa loja não é original da Austrália, e sim do Japão, porém mesmo assim todas as vezes que vou à Austrália eu dou uma passada nessa loja, pois o preço vale a pena apesar de ser de produtos importados. Vocês sabiam que ela é a terceira maior rede de fast-fashion do mundo? Fica atrás apenas da Zara e H&M. A qualidade é incrível e recomendo muito para quem precisa de roupa de inverno, principalmente. Eles tem aquela roupa térmica bem fininha e que esquenta demais, fora as jaquetas que possuem várias cores e ficam tão compactas que cabem em um saquinho que vem junto. Você vai encontrar bastante roupa básica, nada com muitos detalhes, mas super usável. Apenas fique atento ao tamanho, pois a fabricação asiática geralmente é menor que os tamanhos brasileiros.

Todas essas lojas que mencionei vocês encontrarão por toda a Austrália, e caso forem à Brisbane, que foi a cidade que mostrei no vídeo, no centro da cidade terá essas e muitas outras lojas super legais, que ficam na Queen Street.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, me deixem saber nos comentários o que acharam das minhas escolhas e quais outras lojas não posso deixar de visitar na minha próxima viagem à Austrália.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 2

Oi gente, espero que estejam bem!!!

Conforme prometido, hoje contarei a segunda e última parte sobre o treinamento que fazemos logo quando chegamos em Dubai. Se você ainda não leu a primeira parte, clique AQUI para ler.

GMT - Group Medical Training
São 5 dias de treinamento médico, em que aprendemos o necessário para prestar os primeiros socorros caso tenhamos alguma emergência durante o voo. Aprendemos sobre como tratar diversas condições médicas como engasgo, asma, alergia, ataque cardíaco, reanimação cardiopulmonar; também aprendemos sobre como fazer um parto, como usar o desfibrilador, como aplicar injeção para caso alérgico grave, como lidar com morte à bordo e outras coisas mais. Temos muitas provas práticas, para garantir que quando surgir alguma emergência saibamos aplicar o conhecimento, e provas de múltipla escolha no computador, além de lição de casa todos os dias.
Outro ponto bem importante dessa parte do curso é que aprendemos como cuidar de passageiros que tenham algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, o manuseio da cadeira de rodas que temos a bordo e outros acessórios que a compõem, assim, garantimos que todos os passageiros tenham o melhor tratamento possível.
Para ser sincera eu não sabia de nem metade das coisas quando comecei o curso, e hoje me sinto preparada para lidar com essas emergências, apesar de nunca ter tido nada grave durante meus voos.

Security
Passado a fase anterior, temos 2 dias de curso de segurança, é bem rápido, mas foi bem divertido. No primeiro dia, temos uma aula muito legal sobre auto defesa com um especialista em segurança internacional, aprendemos como restringir um passageiro caso ele passe do limite, como imobilizar um pessoa somente segurando um dedo dela, tudo isso com técnicas eficazes se utilizando dos pontos fracos do nosso corpo. A parte prática é ainda mais divertida porque treinamos com nossos colegas de treinamento, porém espero nunca ter que precisar fazer uso disso hahaha. Essa aula dura umas 4 horas em média, e depois voltamos para a sala de aula para estudar a parte teórica, e aí entram outros conhecimentos, como por exemplo o comportamento durante uma situação de sequestro do avião, como lidar em caso de ameaça de bomba, essas coisas um pouco mais tensas.
Outro ponto importante para a nossa profissão é que para alguns voos nós somos responsáveis por inspecionar o avião antes do embarque dos passageiros, para verificar se há algo que está na aeronave que não pertença a mesma, e aí cada comissário vai inspecionar de acordo com a sua área de responsabilidade, temos um checklist a bordo com o que deve ver inspecionado e qual a ordem correta. Depois de algum tempo voando, já decoramos o que deve ser feito e vamos ganhando mais agilidade. E claro que temos provas práticas e provas no computador com questões de múltipla escolha.

Image & Uniform
Lembra que no post anterior eu comentei que quando vamos provar nossos uniformes tem um time especializado que checa se estamos de acordo com o padrão pedido pela empresa, e caso tenha algo fora de padrão temos um deadline para ajuste? Pois é, esse dia chegou e é logo após passarmos pelo treinamento de segurança.
Nesse dia também, ficamos em uma sala cheia de espelhos com maquiagens e produtos, para testarmos nossa maquiagem e o cabelo, e recebemos algumas dicas dos treinadores. Esse é o primeiro dia em que usamos o uniforme durante o treinamento, pois nos dias anteriores, usamos uma camiseta polo vermelha da empresa com calça preta. Os treinadores checam nosso uniforme para ver se precisa de mais algum ajuste e se tudo estiver bom, passamos a usá-lo durante o resto do treinamento.
É um dia bem calmo e emocionante ao mesmo tempo, porque usamos o uniforme completo e eu estava ansiosa para esse dia chegar.

My Service Personality
Esse é um dia inesquecível e o qual não posso contar muitos detalhes por aqui, por ser um dia secreto e que deve ser vivenciado por cada comissário, mas alguns dias anteriores cada um pôde escolher de uma uma lista o que queria comer, e nesse dia de service personality sabemos o motivo. Só quem viveu sabe, é muito emocionante.

Service
Gente, essa era a fase do treinamento que eu estava com mais medo, pois iríamos aprender como fazer o serviço de bordo, e eu nunca tinha servido ninguém, então estava muito apreensiva em aprender tudo. São 12 dias muito importantes, e acho que por isso deixam para o final, porque se você já passou por todo o treinamento técnico, a parte de serviço será mais tranquila. Porém não se enganem, existem pessoas que reprovam nesse treinamento também.
Nós também ganhamos um livreto com explicações sobre os tipos de serviços, tipos de bebidas, etc e temos muitas provas práticas, além de simulação de voo, é muito legal. Uma das treinadoras que tive era brasileira e me senti mais confortável, apesar de sempre falarmos em inglês durante as aulas.
Nessa fase nós temos outro tipo de simulador de avião, que é estático e serve para praticarmos a montagem dos carrinhos, o serviço, a preparação das bebidas, inclusive temos uma prova só para o preparo de bebidas, porque temos uma diversidade enorme a bordo. Além disso, como éramos divididos em dois times para o simulador (um time praticava o serviço e o outro time ficava de passageiro), eu adorava quando estava de passageira porque eram servidas comidas de graça, as mesmas comidas que temos no avião, essa era a melhor parte com certeza!
No último dia, tem uma votação entre os alunos para escolher dois comissários ideais, mas as treinadoras que acabam escolhendo quem se destacou um pouco mais. E para a minha surpresa (eu juro que não esperava), fui uma das escolhidas como a comissária ideal, eu fiquei muito feliz porque era a parte do treinamento que eu tinha mais medo.
E aí você vai me perguntar do porquê tem dois comissários ideais né? Pois bem, no treinamento tem várias turmas começando toda semana, então apesar de ser nosso último dia de treinamento, para outras turmas seria a primeira semana do treinamento (estou me referindo ao treinamento de serviço de bordo), e sempre no primeiro dia, o pessoal novo participa de uma simulação de voo curto (para Bahrain geralmente), em que os comissários que fazem o serviço são os escolhidos pelos treinadores. Isso tem o propósito de promover uma interação com o pessoal que já terminou o treinamento e que estão como passageiros nesse "voo" e também para eles verem o que lhes esperam nessa fase do treinamento. Confesso que fiquei nervosa de participar dessa simulação, mas ao mesmo tempo muito feliz de ter superado o meu medo do serviço de bordo.

No dia seguinte, temos um encontro com nosso gerente e mais algumas palestras sobre o que nos espera nos próximos meses, já que ainda estamos no nosso período de experiência (probation period), e depois de 4 meses temos que voltar ao training college para nossa formatura, quero fazer um post contando tudo sobre isso.

Essa foi só uma pincelada sobre o que temos durante dois meses de treinamento, qualquer dúvida que tiverem podem me escrever aqui ou me perguntar lá no Instagram. Me deixem saber também nos comentários se vocês tinham ideia de que o treinamento era assim e o que mais te surpreendeu.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘😘

Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 1

Oii gente!!

No post de hoje, ainda sobre o tema aviação, que é o principal desse blog, vou contar para vocês como foi todo o treinamento de comissário que fazemos logo que chegamos em Dubai, foram 2 meses de muito estudo. Vou dividir em duas partes, porque tem muita coisa para contar e não quero que fique um texto muito longo. Mas não se preocupem, a segunda parte já sai na quinta-feira.

Passaportes
Foto com o pessoal do meu batch, é tipo uma tradição tirar essa foto

Conforme eu contei no post "Chegando em Dubai", que você pode conferir clicando aqui, tivemos 1 dia de descanso, e logo no domingo começamos o treinamento (o primeiro dia útil da semana é o domingo, sexta e sábado é considerado como final de semana).
Nesse post não teremos imagens em si do treinamento, porque não podemos postar fotos por uma questão de contrato, porem tem um vídeo antigo no YouTube que resume bem o que é o treinamento.


Induction
A primeira etapa do treinamento consiste em uma semana toda só apresentando as regras da empresa, regras da acomodação, como funciona o treinamento, plano de saúde e etc. Resumindo, tudo aquilo que precisaremos ao longo da nossa jornada como ab initials, que é como somos conhecidos quando estamos nessa fase de treinamento. São muitas palestras no auditório, com pausa para as refeições e algumas dinâmicas em grupo para fazermos amizade também. Confesso que essa primeira semana foi bem complicada para mim, pois estava me acostumando com o fuso horário e era difícil se manter acordada.
Sempre antes de começar uma nova etapa dentro do treinamento, temos alguns cursos online que são obrigatórios e que nos ajudam a entender melhor sobre o que aprenderemos, além de lição de casa todos os dias. Também temos um dia todo com vários exames médicos, que fazemos na clínica da empresa mesmo, e tiramos algumas fotos para outros documentos, ou seja, é uma semana para acertar tudo antes de começar o aprendizado em si.
E no último dia de induction, pegamos emprestado o famoso manual vermelho, que nada mais é do que um manual com mais de 1000 páginas com todos os procedimentos e regras de tudo relacionado às aeronaves. Esse manual deve ser levado todos os dias para o treinamento, já que tudo que aprendemos é retirado desse manual, e todas as provas também tem base nele.

SEP - Security and Emergency Procedures
Essa é a fase mais longa, são 15 dias de um conteúdo extenso sobre cada procedimento de emergência que temos a bordo, como turbulência, descompressão, fogo (apagamos fogo de verdade), emergências planejadas e não planejadas, incapacitação na cabine de comando, sobrevivência, etc. No primeiro dia ganhamos um livreto com um resumo do que tem no manual, com espaços para algumas atividades, e também um outro livreto só com exercícios para a lição de casa. Depois aprendemos sobre cada uma das aeronaves que voamos, o Boing 777 e o Airbus 380, que por serem de fábricas diferentes, possuem características diferentes. Também temos a simulação de ditching, em que caímos na piscina com água gelada para simular uma emergência com pouso na água, foi o dia mais divertido.
Todos os dias temos provas e precisamos de no mínimo 80% de acerto, são provas práticas no simulador de avião, provas orais e provas no computador com questões de múltipla escolha.
É realmente o período mais intenso de todos e requer muita concentração e estudo, ainda mais para quem tem poucos conhecimentos sobre aviação, que era meu caso. Graças a Deus sempre passei em todas as provas, mas de fato tem que estudar bastante!

Finalizado com sucesso o SEP, temos dois dias de descanso dos estudos, que é substituído por um passeio muito diferente e legal na parte antiga de Dubai, que aqui chamamos de Old Dubai. Pretendo fazer um post só contando sobre esse dia, e também para recomendar o passeio para quem vier turistar em Dubai, pois vale muito a pena.
No outro dia, chega o momento de provar todos os itens de uniforme, ajustar o que for preciso, e passar por uma avaliação da equipe de Imagem e Uniforme, que olha nossa maquiagem, cabelo, acessórios e por aí vai, mantendo assim o padrão que a empresa espera de nós. Caso algo esteja fora do padrão, temos um deadline para ajustar.
E durante esses dois dias, há algumas palestras no centro de treinamento referente à nutrição e outras coisas da empresa, são os dias mais tranquilos que tivemos, sem nenhuma prova, ufa.

No próximo post, vou continuar falando sobre as outras partes do treinamento, se vocês tiverem alguma dúvida sobre algo que não contei aqui, podem me perguntar nos comentários, ou lá no Instagram, estou sempre à disposição.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

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