A saga do Presunto
Oi gente, tudo bem? Espero que tenham tido um ótimo fim de semana 😊
Hoje eu vim contar para vocês a minha experiência caçando presunto por Dubai. Que? Não entendeu nada né? Calma que explicarei tudo nesse post 😂
Faz mais de 1 ano que não como presunto, bem como outros derivados de porco. Devo confessar que desde que me mudei para Dubai eu reduzi bastante o consumo de carne em geral, não só porque vi em minhas viagens o jeito que os animais são tratados, mas também porque sinto que me tornei mais consciente com relação à esse assunto. Eu ainda como carne sim, gosto muito de hambúrguer e tenho comido carne digamos que uma vez na semana, o que era impossível morando no Brasil, pois morava com os meus pais, e trabalhando fora comia mais também. Aqui sou eu que cozinho, e por isso acho que dá para ser mais flexível.
Então me veio aquele desejo de comer misto quente, o original, com queijo e presunto. Para os muçulmanos, a carne de porco é considerada como impura, suja, ilegal e de acordo com o Alcorão, o livro sagrado do islamismo, é proibida de ser consumida, salvo se a pessoa não tem como encontrar nenhum outro alimento e se estiver com risco de morte. Sendo assim, os itens proibidos são conhecidos como haraam (em árabe essa palavra significa proibido), e existe uma pequena lista de alimentos assim.
Sempre que eu sentia vontade de presunto, acabava comprando algo similar e fácil de encontrar, como peito de peru ou peito de frango, mas não gosto muito, prefiro presunto mesmo. E como falei para vocês no post sobre os supermercados de Dubai, que você pode conferir clicando AQUI, algumas redes possuem uma licença especial para vender itens aos non-muslims, e fica em uma ala separada dos demais produtos.
Fonte: https://dubaiofw.com/where-to-buy-pork-uae/ |
O moço que trabalha no mercado aqui embaixo do meu prédio me sugeriu procurar na rede de mercados West Zone. Aproveitei que não estava fazendo nada e decidi ir andando até um que encontrei aqui perto, cerca de 2km de distância. Nem era tão longe assim, mas o detalhe é que estamos no verão, a sensação térmica na rua era de 54 graus Celsius naquele dia!
Chegando lá, peguei a cestinha e fui procurar a ala especial, que era muito parecida com essa da foto inclusive. Olhei, olhei e não achei, resolvi perguntar para o moço que estava lá dentro e ele disse que só tinha bacon, salsicha de porco e carne de porco moída. Aproveitei e perguntei se ele conhecia algum lugar lá perto que eu poderia encontrar, e ele me sugeriu ir ao Carrefour, que ficava a 1,5km de distância. Acabei não levando o bacon e estava com fé que encontraria nesse Carrefour.
Ao chegar lá, peguei uma cestinha e procurei a ala especial. Rodei o mercado e não achei, mas pensei que estaria mais escondida e perguntei para uma moça que trabalhava lá. Ela me disse que lá não tinha licença para vender porco e que eu encontraria nas redes West Zone. Eu já havia visitado esse mercado, mas ela disse que tinha outra filial a 500m de distância. Deixei a cestinha e lá fui eu no terceiro mercado.
Peguei a terceira cestinha do dia e logo encontrei a parte especial. Novamente passei o olho e nada de ver presunto gente! Perguntei para o moço e ele disse que tinha acabado, que só tinha bacon. Aproveitei a oportunidade para ver se ele sabia de algum outro mercado em que eu poderia encontrar, ele me disse que na rede Spinneys eu acharia fácil. Eu já conhecia esse mercado de nome, realmente lá tem itens premiums e fiquei esperançosa. Acabei não levando o bacon por conta da minha esperança e fui procurar no mapa se tinha algum mercado Spinneys lá perto. Um fato que tenho que contar para vocês é que eu moro bem perto de um outro emirado, Sharjah, que é longe do centro de Dubai. Olhando no mapa eu já estava do lado da fronteira com Sharjah, e tinha um mercado Spinneys lá perto, dentro de um shopping chamado Sahara Mall. Como eram só mais 1,5km, lá fui eu debaixo desse sol escaldante.
Para atravessar para o outro Emirado é super simples, basta cruzar uma passarela e depois cruzar esse terreno de areia, sorte que colocaram esses tapetes haha |
Chegando no shopping, fui logo procurar o Spinneys, e que mercado maravilhoso, quero gravar uma tour por ele se vocês quiserem. Andei, andei e nada de achar a tal parte especial, até que resolvi perguntar para o moço que ficava no açougue. Qual foi a minha surpresa quando ele disse que no Emirado de Sharjah é proibido por lei vender qualquer tipo de carne de porco? Ele disse que eu encontraria em Dubai, ou Ajman (outro Emirado), mas em Sharjah sem chance. Meu mundo caiu naquele instante, pois eu tive duas oportunidades de sair pelo menos com bacon, e nem isso. Engoli o choro e pensei, quer saber, vou aproveitar e comprar umas coisas nesse mercado então.
Esse mercado é mais caro que os outros por aqui, essa comprinha deu o equivalente a R$ 200 (AED 140) |
Nisso já tinha escurecido e com o cansaço, não dava para voltar andando para casa. Sai do shopping e peguei um táxi, porque de carro daria uns 10 minutos até em casa, então sairia barato, em torno de 12 dirhams. O que eu não me liguei foi que como eu estava em Sharjah, ao entrar no Emirado de Dubai, havia uma cobrança automática de 20 dirhams (cerca de R$ 30), sendo assim o táxi saiu mais caro do que se eu tivesse procurado por presunto em algum Spinneys em Dubai.
De madrugada, tive a brilhante ideia de baixar o app do mercado West Zone para ver se eu encontrava presunto para delivery, e não é que tinha disponível? Todo esse rolê e eu poderia ter pedido pelo aplicativo, pois é 😓
Estava um pouco receosa porque eu fui em dois mercados dessa rede e não encontrei, mas quando foi meio dia, chegou o presunto aqui em casa. Chegou presunto enlatado, mas chegou hahaha.
A animação foi tanta que eu até cortei a mão para abrir essa lata |
O lado bom de tudo isso é que eu fiz exercício, visitei 4 mercados em um dia, e no dia seguinte saiu o melhor misto quente de Dubai 😂😂😂😂
Espero que vocês tenham se divertido com essa pequena aventura, não se esqueçam que temos posts novos todas as segundas e quintas. Deixem seus comentários e me sigam lá no Instagram.
Entre, "idas entre vindas", nos vemos no próximo post 😘😘😘
ahahahahha adorei o final
ResponderExcluirTeve um final feliz hahahaha
ExcluirQue noooovela , ainda bem que no final deu tudo mais do que certo !! Hahahahahahah
ResponderExcluirAinda bem, o objetivo foi alcançado hahaha
ExcluirAí em Dubai, nós mercados por exemplo, como vc conversa com as pessoas? Em inglês ou na língua local??
ResponderExcluirAqui praticamente todo mundo conversa em inglês, já que árabe são poucas pessoas que falam, principalmente aqui em Dubai em que a maioria são estrangeiros. Acho que se fosse na língua local eu teria dificuldade porque acho o árabe bem difícil hahah
Excluirãhhh ainda bem. Falar Arabe deve ser mais dificil que japones. KKK.
ExcluirHahahah deve ser tão difícil quanto, mas algumas palavras a gente sempre acaba aprendendo
Excluir