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Conhecendo a parte antiga de Dubai - SMCCU

Oi gente, quase encerrando mais uma semana hein, e já estamos quase no meio de Janeiro, o mês está voando!

Hoje vou contar da experiência que tive ainda quando estava em treinamento, lá em Maio de 2019, quando fomos visitar a parte antiga de Dubai, um dia incrível. Depois que acabamos a parte de treinamento sobre a aeronave (SEP), tivemos dois dias de folga, sendo que em um deles fizemos esse passeio. No post "Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 1", falei para vocês que faria um post a respeito, e aqui estamos.

Camelo Dubai

Todos que vem para Dubai podem fazer esse passeio também, basta agendar qual o tipo de passeio desejado, eles tem para todos os gostos e bolsos. A instituição é não-governamental, foi fundada em 1988 e se chama Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU). Acredito que o tipo de passeio que fizemos foi o Cultural Breakfast e depois a visita na mesquita, provavelmente um passeio que foi programado para quem está no treinamento de comissário, porém no site é possível visualizar cada tipo de passeio.

Folder passeio em Dubai 1

Chegamos cedo na região de Dubai Creek, a parte antiga de Dubai e fomos direto para o café da manhã, dentro de uma casa que antigamente era ocupada por moradores e foi preservada como patrimônio cultural. Lá podemos ter uma noção de como a população vivia antigamente e como era feita a divisão de cômodos (inclusive, como antigamente não existia ar-condicionado e desde sempre o país é super quente, a população antiga inventou um sistema de ventilação que permitia a livre circulação do ar).

Nosso guia árabe contou um pouco sobre a história do país e daquela região, abriu para uma sessão de perguntas e respostas, e depois foi explicando sobre a tradição das comidas árabes. Eu nunca tinha provado nada árabe de verdade até então, e começamos com o café árabe, servido junto com dates (tâmaras). Ele explicou o jeito correto de servir o café árabe e como devemos saboreá-lo, sendo que primeiro comemos uma pouco da tâmara, e em seguida tomamos um gole do café (o café é amargo, sem açúcar, então o doce da tâmara equilibra o sabor do café). Existe todo um ritual na forma que o café é servido, e foi super interessante vivenciar essa experiencia gastronômica.

Como curiosidade, na primeira classe é servido o autêntico café árabe, então é fundamental que saibamos o jeito certo de servir, pois quem é comissário da primeira classe deve servir em todos os voos.

Café árabe

Depois do café, foi a fez de provar os bolinhos conhecidos como "luqaimat". Visualmente ele parece um bolinho de chuva, mas sua receita consiste de especiarias, como cardamomo e açafrão. O bolinho é frito e consumido juntamente com date syrup (xarope de tâmara), o que dá o sabor doce na receita (sem o xarope o gosto fica um pouco salgado). O luqaimat é mais comum de ser servido no período de Ramadan, mas também é consumido ao longo do ano pelo povo árabe.

Bolinho luqaimat

Em seguida aprendemos um pouco sobre a vestimenta dos árabes, e alguns colegas tiveram a oportunidade de vestir os trajes árabes completos: os homens usaram a Kandoora, Gahfiya, Guthra e Igal, enquanto as mulheres vestiram a Abaya e o Hijab. Eu não fui uma das pessoas que vestiram o traje completo, mas depois na mesquita usei o Hijab.

Mesa árabe

Saímos da casa antiga e fomos para a visitação na mesquita Diwan, que foi construída por volta de 1985 e comporta até 500 pessoas dentro dela. Apenas para informação, essa é a única mesquita em Dubai que pode ter visitação de pessoas que não são muçulmanas, então para quem tem curiosidade de visitar aqui em Dubai, lembre de agendar um horário. Para entrar na mesquita, é obrigatório remover os sapatos, e as mulheres devem usar o hijab para esconder o cabelo. Nosso guia explicou tudo sobre a mesquita e sobre a religião muçulmana, e também nos mostrou como é feita a oração (os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia, e o horário de cada oração é definida de acordo com a posição do sol, de forma resumida).

Mesquita Diwan
Dentro da Mesquita Diwan

Horário das orações dos muçulmanos
O horário das orações naquele dia. O quadro é atualizado todo dia com os horários das orações 

Antes de ir embora, passamos por uma área em que tinham alguns animais, como o falcão e o camelo (deixei a foto no começo do post). Aproveitei para tirar foto, mas não tivemos contato com nenhum animal, quem sabe em uma próxima oportunidade. O passeio todo durou em média 3 horas e foi muito interessante para aprendermos mais sobre o país que passamos a viver. Seus costumes e tradições continuam até os dias de hoje, e são passados de geração para geração.

Folder passeio em Dubai 2
Preço de alguns passeios - ano de 2019

Espero que vocês tenham gostado do post super informativo de hoje. A área de Dubai Creek também possui outras atividades que podem ser feitas por turistas, além de contar com vários restaurantes da culinária árabe. Assim que possível pretendo voltar lá para mostrar mais coisas para vocês.

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Descontos de Comissários em Dubai

Oii gente, voltei com mais um post para vocês! Eu recebi essa sugestão de post da Duda e simplesmente amei, então continuem mandando o que vocês querem ler por aqui que escreverei com prazer.

Hoje vou contar para vocês alguns descontos que temos por ser comissários em Dubai, sim, se você for comissário conseguirá desconto em restaurantes, cinema, atrações turísticas e até acesso as facilidades dos hotéis 5 estrelas, como academia, spa e piscina. Além dessas opções, muitos bancos também dão desconto usando o cartão de crédito, mas hoje vou focar em outras coisas, em breve colocarei um post contando tudo sobre como funciona os bancos aqui em Dubai.

Descontos de comissários em Dubai

Como comissário da empresa, temos 2 cartões que nos dão esse tipo de desconto: o Platinum card e o FACE card. Os dois cobram uma mensalidade que é descontada do nosso salário na folha de pagamento, lembrando que os cartões são opcionais, porém na minha opinião compensam muito.

O Platinum card custa AED 30 | R$ 44 por mês, e ele dá desconto em vários tipos de serviços, como restaurante, cinema, lojas, aluguel de carro, e até são válidos em outros países, são quase 2000 ofertas, que são atualizadas sempre. O desconto varia de acordo com o serviço escolhido, e podemos consultar pelo website ou baixando o aplicativo no celular. Eu costumo utilizar quando vou a restaurantes, geralmente os descontos chegam em até 50% e em lojas (ano passado eu comprei um MacBook na loja da Apple e consegui quase AED 800 de desconto no valor final, o que já compensou a mensalidade que paguei o ano todo). Há ainda uma versão mais premium, que é o Club Membership, em que o valor pago é anual, cerca de AED1.500 | R$ 2.205 e os membros tem acesso aos hotéis luxuosos em Dubai, além de academias muito chiques. Ah, só para constar que esse cartão eu não tenho, tá? Hahaha.

O outro cartão é o FACE card (Flight Attendant Club of Emirates) e a mensalidade é de AED 24 | R$ 35. Ele também dá descontos em restaurantes, bem parecido com o Platinum (as vezes até tem as mesmas coisas), porém ele é mais focado e utilizado em dar acesso a academias, piscinas dos hotéis 5 estrelas, salões de beleza e algumas praias. Eu uso esse cartão mais para ter acesso a academia, ir em alguns hotéis para usar a piscina e para fazer as unhas (o salão que eu frequento dá 20% desconto, o que ajuda muito). Também sabemos onde podemos utilizar esse cartão consultando o website, e o bom é que não preciso pagar academia além da mensalidade que já pago. Antes da pandemia começar, a equipe do FACE card sempre fazia eventos mensais para os membros, como aula de pintura, aula de culinária, aula de dança, passeios turísticos, festas, e até alugavam sala de cinema para assistirmos aos lançamentos (e detalhe, com pipoca e refrigerante inclusos). Eu acabei de entrar no site e ver que alguns eventos voltaram a acontecer, mas as vagas são limitadas e os próximos eventos já estão lotados, que pena. Ou seja, sempre olhem o site para não perder as oportunidades haha.

Acredito que esse foi um tipo de curiosidade que muitas pessoas não sabiam que existia né? Outra coisa importante mencionar é que geralmente o desconto é aplicado para o dono do cartão e até mais 3 pessoas, e isso me salvou muito quando meus pais vieram passear aqui ano passado, porque conseguimos muitos descontos e economizamos bastante. E aí, vocês gostaram de saber um pouco mais sobre os descontos que temos por aqui? Me deixe saber nos comentários.

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Roster de Janeiro - 2021

Oi gente, feliz ano novo para todos nós! Espero que tenham passado bem, na medida do possível, as festas de fim de ano, hohoho!

Eu passei em Dubai mesmo, consegui ficar de folga tanto no Natal, quanto no Ano Novo, e pude aproveitar bastante com os meus amigos aqui, foi muito legal. Recebi algumas ideias de posts, então continuem mandando sugestões para rechear de conteúdo esse blog.

Assim como faço todos os meses, o post de hoje será para compartilhar quais destinos eu voarei no mês de Janeiro. Você pode conferir a escala do mês anterior clicando AQUI, mas já adianto que fiz algumas trocas e fui para outros destinos, como Londres, Chipre e Tanzânia.

Escala de Janeiro 2021

Como ainda estamos em plena pandemia, continuamos não podendo sair do hotel e com poucos voos por mês, então ultimamente o destino já não importa muito, e sim se vamos trabalhar ou não, já que uma boa parte do nosso salário depende das horas voo. Para saber mais sobre o salário de comissário, e só ler esse post "Quanto ganha uma comissária de bordo".

Começamos o mês com um turnaround para o Paquistão, na cidade de Peshawar. Já fiz alguns voos para o país, mas nunca para essa cidade, é relativamente curto, cerca de 3 horas cada setor. O único problema é que é um voo noturno, o que significa que tenho que dormir de dia para trabalhar a noite, mas tudo certo.

Posteriormente eu tenho 10 dias de reserva, que são dias que eu só sei se será dia de folga ou voo no dia anterior, então fico naquela expectativa, tomara que eu pegue um layover bem legal, tipo São Paulo ou Austrália. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo.

Mais para o meio do mês temos dois turnarounds com 1 dia de folga entre eles, e são voos mais longos. O primeiro é para Beirut, no Líbano, eu já fiz esse voo 2 vezes, mas não é dos meus favoritos. O segundo é para Chipre, na cidade de Larnaca. Eu troquei meu voo do mês passado por esse e achei tranquilo, apesar de ser um dia longo, pois são mais de 4 horas cada setor.

Tenho mais 1 dia de folga depois desses voos e depois o mais aguardado por mim, para a Noruega, na cidade de Oslo, um país que ainda não tive a oportunidade de conhecer. Será um layover de 48 horas e eu estou muito animada para fazer, espero que me deixem nesse voo, torçam por mim.

O último voo, já no fim do mês, é mais um layover, e dessa vez para Johannesburg, na África do Sul. Apesar de já ter ido várias vezes para a África, ainda não conheço essa cidade, somente Cape Town, que inclusive tem um post super legal aqui no blog contando o passeio que fiz por lá, é da série "24 Horas".

Lembrando que todos os voos estão sujeitos à alteração, e também podemos trocar com outros comissários, mas confesso que ultimamente está difícil conseguir trocar voos. Caso queiram saber mais sobre a plataforma de pedir e trocar voos, me deixem saber para eu escrever sobre. Espero que tenham gostado do post de hoje!

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Meu Primeiro Voo Deadheading

Oiii gente, tudo bem? 

Sim, estou um pouco sumida por aqui por motivos de bloqueios criativos hahaha. Gostaria muito que vocês me deixassem aqui nos comentários, ou me mandassem uma mensagem lá no meu Instagram com dicas de posts que vocês querem ver por aqui, pois ainda tem muito assunto que não abordei.

Hoje vim contar para vocês mais uma experiência que tive aqui no meu trabalho, que foi andar de executiva pela primeira vez como passageira. Gente, que sonho!!! Quero ver depois disso eu continuar voando de classe econômica hahaha. Como eu estava à trabalho, por motivos de contrato e tudo mais, não posso colocar nenhuma foto pública, porém se você me segue no Instagram, com certeza assistiu meus stories com os vídeos dessa experiência (caso tenha perdido, é só me pedir por lá que posso postar novamente).

Boarding Pass Business Class
Esse é o ticket de embarque da classe executiva, meu assento foi na janela e eu amei

Acho que a principal pergunta que recebi quando falei sobre esse voo foi: mas como assim você andou de classe executiva à trabalho? E esse post vem para explicar tudo sobre.

Eu já havia falado em alguns posts anteriores que por conta da pandemia, tanto os serviços, como os voos sofreram modificações, já que alguns países estão com as fronteiras fechadas e não permitem que a tripulação descanse lá. Do que estava no começo do ano já melhorou bastante, e agora alguns destinos da Europa e da Ásia já permitem que a gente descanse no país. Mas alguns ainda estão bem relutantes e então a empresa teve que se adaptar e adotar estratégias para não ficarmos sobrecarregados com o trabalho.

Há alguns meses, os destinos que eram layovers (acima de 5 horas) e viraram turnaround contavam somente com um set de tripulação, que operava ida e volta. Eu não operei nenhum voo desses, mas apesar de ter descanso de algumas horas nos dois setores, acredito que não era suficiente para descansar por completo, então a empresa mudou a estratégia e passou a colocar dois sets de tripulação, sendo que um operaria na ida, e outro na volta.

E conforme contei no post sobre a minha escala desse mês, que você pode conferir clicando AQUI, eu tinha esse voo para o Vietnã em que no setor de volta para Dubai eu descansaria na classe executiva. Cada setor tem um tempo de voo de mais ou menos 7 horas de duração, então depois de trabalhar indo para Saigon, seria a minha vez de desfrutar da mordomia.

Para isso nós temos que levar uma roupa que eles chamam de business atire, que nada mais é que uma roupa mais social, digna de andar em classe executiva (recebemos instruções do que pode e do que não pode usar, como exemplo temos o jeans, que é proibido de ser usado em voos assim). Separei minha roupa, e antes dos novos passageiros entrarem a bordo, tiramos o uniforme e trocamos para as roupas sociais, além de pendurar nosso uniforme para colocarmos novamente antes de pousar em Dubai.

Podíamos escolher qualquer lugar para sentar, e como era a minha primeira vez voando de classe executiva, quis sentar na janela (eu raramente gosto de sentar na janela, pois como vou sempre ao banheiro, não gosto de incomodar os outros passageiros, então sempre sento no corredor). A configuração da classe no B777 era 2-3-2, sendo assim eu fiquei do lado de outra pessoa. Apenas para conhecimento, na classe econômica a configuração de assentos é 3-4-3, e na primeira classe é 1-1-1.

Os passageiros começaram a entrar, e também recebemos o menu (que é gigantesco e possui até carta de vinhos), kit de higiene e welcome drink (Champagne, suco de laranja ou suco de maçã), e como não podemos beber álcool, peguei um suco de laranja que estava delicioso. No assento já tinha um travesseiro, fones de ouvido, cobertor e um kit com meias e eye shades. Logo a minha colega comissária veio retirar nossos pedidos para o jantar, que incluíam entrada, prato principal e bebida para acompanhar. Fiz minhas escolhas e aguardei a decolagem.

Assento na Classe Executiva
Assento super espaçoso da classe executiva, que reclina 180º e é perfeita para descansar

Após decolarmos, eles nos dão um colchão para forrarmos o nosso assento e ficar mais confortáveis e já nos servem a bebida que escolhemos, mais nuts quentinhas. Aproveitei para assistir o filme da Mulan, e em menos de 30 minutos já estava recebendo a entrada que escolhi, acompanhada de salada, molho e pães quentinhos. Assim que terminei ela já recolheu a entrada e trouxe o prato principal, que era um frango assado com batatas e tomates, uma delícia e super bem servido. Enquanto estamos comendo eles nos servem água e assim que terminei ela veio perguntar o que eu gostaria de sobremesa. Como não tinha nenhum doce que me agradava, escolhi uma porção de queijos variados, que vieram acompanhado de mais suco (eu havia escolhido suco de abacaxi) e uma caixinha de chocolate. Além disso, eles passam servindo café ou chá, e se quisermos podemos pedir algumas outras bebidas quentes, como expresso e chocolate quente.

Depois de tanta comilança, deitei todo o meu assento em 180º e dormi super confortável por algumas horas. Antes do último serviço de bordo, de acordo com o procedimento, temos que nos trocar de volta para o uniforme e lá fui eu pouco a pouco voltar a vida normal haha. O último serviço foi o café da manhã (continental breakfast), que vinha com frutas, iogurte, croissant, geleia, manteiga e suco de laranja. As comissárias também passam servindo café e chá para acompanhar, porém não sou fã de bebidas quentes, então fiquei no suco mesmo.

Pousamos em Dubai por volta de 4 da manhã, e mesmo tendo dormido um pouco no avião, quando cheguei em casa eu capotei na minha cama, para variar. Eu estava muito ansiosa pela experiência de voar de classe executiva, e posso dizer que minhas expectativas foram não só alcançadas, mas superadas. A comida eu já sabia que era boa, pois quando estamos trabalhando, mesmo na econômica, podemos comer as comidas da executiva, porém juntando tudo, foi simplesmente super agradável.

Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje e vivenciado junto comigo essa experiência durante a leitura. Qualquer dúvida é só me escrever :) 

Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Roster de Dezembro - 2020

Oiii gente, como estão?

Dei uma sumida aqui do blog porque fiz bastante voos esse mês e não tive muito tempo de sentar na frente do computador e escrever. 

Assim como fiz no mês passado, com o post do Roster de Novembro, vou compartilhar com vocês os destinos que farei agora no mês de Dezembro. Incrivelmente eu não fui removida de nenhum dos voos de Novembro e espero que continue assim para o próximo mês (se bem que um dia depois de receber a nova escala eles já removeram um voo para Barcelona).


O primeiro voo que temos é um layover de 48 horas para Bruxelas, na Bélgica. Fiquei muito animada porque é um país que ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas com toda certeza não poderemos sair do hotel. Como para alguns destinos o número de passageiros estão baixos, estamos operando os voos com o número mínimo de comissários. então algo me diz que serei removida desse voo. De qualquer forma, sigo na esperança de conseguir trocar por algum em que eu seja mais sênior, assim a chance de ser removida é menor.

Depois temos um bate e volta para Saigon, no Vietnã. Eu já fui para Hanoi duas vezes e simplesmente amo de paixão, no entanto acredito que o país esteja com restrição para layover, então faremos um bate e volta longo. Agora para esses destinos longos com bate e volta, a empresa coloca duas equipes de comissários, sendo que enquanto uma opera um setor, a outra vai como passageiro na classe executiva. Estou super animada para esse voo, já que nunca tive a oportunidade de voar na executiva, e gente, a Business class daqui é super maravilhosa, me acompanhem no Instagram que nesse dia mostrarei um pouco da experiência.

Como falei no início do post, eu tinha um layover em Barcelona, o qual já fui removida haha. Sendo assim, estou de reserva durante esses dias, e só me resta esperar para ver se ganho algum voo, ou dia de folga.

Em seguida temos mais um layover, dessa vez para Varsóvia, na Polônia, outro país que ainda não fui. Também são 48 horas por lá, mas acho difícil podermos sair para explorar. Enfim, ainda está um pouco longe, então vamos aguardar. 

Para os dias que antecedem o Natal, incluindo a data em si, estou de reserva, o que significa que até lá não saberei o meu destino. Quero muito ir ao Brasil e espero conseguir, mas ainda não sei como vai ser. Cenas do próximo capítulo.

Já mais para o fim do ano, tenho dois turnarounds, um para Karachi, no Paquistão, e outro para Dar Es Salaam, na Tanzânia. Será minha terceira vez fazendo esse bate e volta para o Paquistão, o voo é relativamente curto (inclusive fiz em Novembro), então nada de muito especial. Já a Tanzânia é um país que tive a oportunidade de conhecer no começo desse ano, porém devido à pandemia, o voo mudou para turnaround, o que é uma pena, pois lá é maravilhoso. Esse voo originalmente não estava na minha escala desse mês, pois eu tinha o bate e volta curto para Bahrain, mas aí recebi um swap de outro comissário para esse voo, e por ganhar mais horas, resolvi aceitar e troquei.

Para as datas de ano novo, mas dois dias de reservas, e espero que mudem para dias de folga, pois quero muito passar a virada do ano aqui em Dubai, já que o clima fica super gostoso e tem vários lugares para passar a virada. Esse ano já está confirmado que teremos fogos no Burj Khalifa, então talvez eu passe por lá, temos só que ver a questão de logística, pois o transporte público para de funcionar e algumas vias ficam bloqueadas para os carros.

Parece que esse mês de Dezembro será bem ocupado, o que é ótimo. Espero continuar com esse voos, e que ano que vem possamos explorar mais esse mundão, vem vacina!!! Para me acompanhar no Instagram e assistir os stories das viagens, clique AQUI.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

Primeiro Layover Pós Pandemia

Oii gente, como estão?

Hoje o post saiu um pouquinho mais tarde porque passei o dia explorando Dubai, em breve vai sair vídeo sobre esse passeio. Além disso, ontem fiz mais um voo e aproveitei para descansar o resto do dia. Mas chega de enrolação e vamos para o relato de hoje, contando sobre como foi o meu primeiro layover pós pandemia.

Primeiro layover pós pandemia

Se você já leu o post contando do meu primeiro voo turnaround depois que ficamos em lockdown, já deu para ter uma ideia do "novo normal". Esse voo que fiz agora no começo do mês, para Londres, foi um layover diferente de todos os outros que já fiz, porque agora não podemos sair do hotel. Mostrei toda essa experiência em um vídeo novo lá no meu Instagram, que você pode conferir clicando AQUI.

O voo saiu a tarde daqui de Dubai, o que é maravilhoso porque posso dormir até mais tarde haha. Não estava tão cheio e operei o A380, desde Março no meu último voo para São Paulo que não operava nessa aeronave, então estava bem animada. Eu fiquei responsável por uma das galleys, sendo assim, não participei do serviço da cabine, já que cuidar da cozinha toma todo o nosso tempo. Não é a minha posição de trabalho favorita, prefiro vender duty free, mas nesse caso foi o chefe de cabine que decidiu as posições, então vamos lá enfrentar o desafio.

Durante esse período de pandemia que estamos vivendo, algumas coisas referente ao serviço sofreram alteração (que também já contei no post anterior), mas agora estamos voltando ao normal em partes. O uso de EPIs ainda são obrigatórios, mas podemos ter mais contato com os passageiros, uma vez que o teste de PCR se tornou mais comum agora. Ainda não estamos servindo a variedade completa de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, mas as refeições na maioria dos serviços retornaram ao tamanho normal (pois haviam sido reduzidas).

Depois que o almoço foi servido para todos os passageiros, chegou a nossa vez de comer. Já contei por aqui que temos um carrinho só com comidas para comissários, mas se não quisermos comer de lá, podemos comer alguma refeição que tenha sobrado na econômica ou na executiva. Eu aproveitei e fui no segundo andar do avião pegar algumas coisinhas e me alimentei muito bem.

Por último servimos o café da tarde, e logo (umas 7 horas depois), já era hora de pousar em Londres. O aeroporto de Heathrow é um dos poucos pelo qual a tripulação não passa por dentro do aeroporto em si: saímos da aeronave e o ônibus nos leva direto ao hotel, que fica há super pertinho. Para a minha surpresa, o hotel permitia que saíssemos do quarto para comer no restaurante, mas como eu estava satisfeita com a comida do avião, preferi aguardar para tomar o café da manhã no dia seguinte.

No dia seguinte, acordei por volta de 9 da manhã e desci para ver como seria o café da manhã. Infelizmente nesse momento não está tendo o buffet completo de café da manhã, o que é uma pena porque eu simplesmente amo aquela mesa farta. A única opção que tinha era o café da manhã inglês, que vinha com feijão, bacon, ovos mexidos, salsicha, muffin, fruta, iogurte e suco. Como eu não sou chegada nesses alimentos logo cedo, voltei pro meu quarto e acabei não tomando café, resolvi dormir e acordei na parte da tarde com a barriga roncando.

Desci para escolher a minha refeição do almoço e acabei pedindo um cheeseburger com batata frita, e para beber, Ginger Ale. O prato estava delicioso e comi lá no restaurante mesmo, já que fiquei muito tempo no quarto e queria tomar um ar. Assim que acabei, já era hora de me arrumar para voltar para Dubai. A wake-up call em Londres é relativamente cedo, porque apesar de não passarmos pelo aeroporto, vamos em uma área específica para comissários passar pelo raio-x, o que demora bastante.

O voo da volta, saiu à noite de Londres e estava completamente lotado, nós comissários não paramos nenhum minuto praticamente, pois tinha bastante coisa para fazer. Esse voo coincidiu com o início do segundo lockdown na Inglaterra, então acredito que muitos passageiros estavam saindo do país para passear em outro lugar. Pousamos em Dubai por volta de 8 da manhã, e até chegar em casa e me arrumar para dormir já eram 10:30.

É muito triste tudo isso que está acontecendo e ver vários setores afetados pelo vírus, gostaria muito de escrever aqui sobre como foi legal ter curtido o layover e passeado pro Londres, mas essa não é a realidade, espero que isso passe logo e que possamos retomar nossa vida de forma normal. Espero que vocês tenham gostado desse relato, e qualquer dúvida ou sugestão de post, não deixem de escrever nos comentários. Aproveitando, me contem como está a questão da pandemia aí na cidade/país de vocês.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘


Rotina do Comissário Antes do Embarque

Oii gente, que correria! 

Sempre que volto do Brasil preciso de pelo menos 1 semana para me organizar por aqui, não é fácil morar sozinha em outro país não, haha. Além disso, eu cheguei de Londres hoje pela manhã e dormi até a tarde, a melhor sensação é não ter despertador para nos acordar, né?

Bem, se eu fosse resumir esse post em uma frase, seria: "Quem vê o close, não vê o corre" 😂. Isso porque muitas pessoas ainda não sabem do longo processo que temos antes de receber os passageiros de forma sorridente na aeronave, parece tudo muito simples, mas são horas de antecedência, e hoje vou contar tudo aqui para vocês.

Rotina do comissário pré-embarque

Eu vou tomar como base um horário de voo fictício, que decola de Dubai as 8 da manhã, ok? 

Considerando esse horário, obrigatoriamente temos que nos reportar para empresa com 120 minutos (ou 2 horas) de antecedência. Isso significa que precisamos estar devidamente prontos com uniforme, cabelo e maquiagem lá na sede da empresa, que chamamos de headquarter. Porém, para estarmos prontos 2 horas antes do voo decolar, temos que nos arrumar e locomover até lá, e aí isso vai depender de onde você mora, do trânsito, etc. Eu levo em média 30 minutos para chegar até o HQ, fora isso, preciso acordar, comer algo e me arrumar, então se o voo sai às 8 e eu preciso me reportar às 6, eu acordo as 4 da manhã. Ou seja, na média, acordamos por volta de 4 horas antes do voo decolar.

Não sei se todos sabem, mas nós nunca transitamos pelo aeroporto de Dubai, toda a parte de imigração, raio-x, despachar mala e tudo que se faz normalmente para sair de um país, é feito na própria sede da empresa, o que é ótimo e nos poupa tempo. Chegando no headquarter, temos um cartão especial que permite passar pelo portão de imigração, digamos assim. Parece aquelas catracas do aeroporto de escanear o passaporte sabe, mas nesse caso nós passamos esse cartão e colocamos nossa digital. Feito isso, pode considerar que "saímos do país" e o próximo passo é fazer o check-in para o nosso voo.

Temos algumas máquinas parecidas com as de check-in de empresa aérea do aeroporto para confirmarmos nossos documentos (precisamos ter 7 documentos obrigatórios, sem eles não podemos operar o voo), ver as informações sobre o nosso voo caso, número da sala do briefing e caso seja um voo com layover, a máquina imprime a etiqueta da bagagem para despacharmos em um local específico lá dentro. Recentemente passamos a usar o nosso aplicativo da escala para poder fazer esse processo de check-in, o que também nos salva um pouco de tempo.

Depois disso passamos pelo raio-x com a nossa mala de mão, que é o mesmo processo que temos no aeroporto e podemos seguir para a sala de reunião, que chamamos de briefing room. Caso queira, podemos ir ao banheiro, tomar água e também temos um café la dentro para comprar alguma bebida ou lanche, da rede Costa, uma delícia.

Chegando no briefing room, sentamos no espaço dedicado de acordo com a classe que trabalhamos, mostramos os documentos para o supervisor e aguardamos todos chegarem para começar a reunião. Antes de falarmos sobre o voo em si, temos a sessão "safe talk", que nada mais é do que perguntas sobre algum tema que estudamos durante o treinamento: pode ser sobre o tipo de aeronave que vamos operar, segurança ou GMT (procedimentos médicos). Esse é o momento mais tenso na minha opinião, pois o supervisor faz uma pergunta para cada comissário e precisamos acertar a resposta para poder operar aquele voo. Posso falar mais sobre esse assunto em um post separado, me deixem saber nos comentários.

Concluído mais um passo, o supervisor nos dá os detalhes do voo, nome dos pilotos, tipo de serviço que teremos, particularidades caso exista, perfil dos passageiros, tudo que for pertinente para aquele destino. Acho que praticamente todos os comissários possuem um caderninho para anotar essas informações, pois pode ser que precisemos durante o voo e também porque é muita coisa para ficar só na memória. 

Sobre as posições de trabalho na aeronave, varia. Às vezes o chefe de cabine manda email um dia antes do voo com as posições que ele escolheu, e outras vezes podemos escolher durante a reunião, pela senhoridade (os mais antigos da empresa escolhem primeiro na ida, e na volta, os mais novos escolhem primeiro, o que garante igualdade para a escolha). Referente às posições de trabalho, com certeza farei um post só explicando sobre isso.

Depois que cada classe fez a sua mini reunião, o chefe de cabine se apresenta e fazemos uma reunião em conjunto com as outras classes. É um momento um pouco mais descontraído, em que nos apresentamos (nome, país e alguma outra coisa que queremos falar haha), e também de mais informação, pois o chefe de cabine vai discutir algum assunto importante do momento, chamado de hot topic, e falar suas expectativas sobre o voo, etc.

Finalizada essa parte, esperamos os pilotos entrarem na sala para se apresentar e nos dar mais informações sobre o voo. O número de pilotos vai depender do tipo de voo, mas temos no mínimo dois, o Comandante e o Primeiro Oficial/Copiloto (Captain e First Officer, desculpe a tradução). Eles nos passam a duração do voo, previsão do tempo, se é esperado alguma turbulência durante o percurso, tempo de taxi no aeroporto, entre outras coisas. 

Agora sim, damos como encerrada a reunião, esse período todo que descrevi acima na sala dura em média uns 30 minutos, e podemos nos dirigir ao ônibus que vai nos levar até o avião. Magicamente o ônibus sai do headquarter e entra na pista do aeroporto, até a respectiva aeronave. Acham que acabou? Ainda não...

Chegando na aeronave, vamos até nossa estação de trabalho e somos responsáveis por checar todos os equipamentos de segurança de acordo com a nossa área de responsabilidade, e a lista é enorme. Verificamos os equipamentos do banheiro, se a limpeza está de acordo, se o sistema de entretenimento está funcionando em todos os assentos e damos uma organizada no bagageiro. Cada posição vai ter alguma particularidade, mas no geral é isso que verificamos lá dentro. Esse processo leva em torno de 20 minutos.

Depois que confirmamos por meio de conferência no interfone de que tudo está pronto, o chefe de cabine dá a liberação para o pessoal que trabalha lá no aeroporto para liberar os passageiros. O embarque começa 45 minutos antes do horário da decolagem, mas geralmente liberamos antes, vai depender do dia, já que vários fatores influenciam.

Ufa, foi bastante coisa que compartilhei hoje hein, gostaram? Eu espero que sim!!
Caso tenham qualquer dúvida sobre esse assunto, podem me deixar aqui nos comentários ou me perguntar lá no Instagram. Para sugestões e críticas, façam o mesmo, afinal, criei esse blog não só para compartilhar com vocês, mas também para ajudar quem precisar. Fiquem ligados que amanhã sai um vídeo no IGTV sobre meu voo de Londres, e segunda-feira um relato completo aqui no blog.

Entre, "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘

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