Conhecendo a parte antiga de Dubai - SMCCU
Oi gente, quase encerrando mais uma semana hein, e já estamos quase no meio de Janeiro, o mês está voando!
Hoje vou contar da experiência que tive ainda quando estava em treinamento, lá em Maio de 2019, quando fomos visitar a parte antiga de Dubai, um dia incrível. Depois que acabamos a parte de treinamento sobre a aeronave (SEP), tivemos dois dias de folga, sendo que em um deles fizemos esse passeio. No post "Treinamento de Comissário em Dubai - Parte 1", falei para vocês que faria um post a respeito, e aqui estamos.
Todos que vem para Dubai podem fazer esse passeio também, basta agendar qual o tipo de passeio desejado, eles tem para todos os gostos e bolsos. A instituição é não-governamental, foi fundada em 1988 e se chama Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU). Acredito que o tipo de passeio que fizemos foi o Cultural Breakfast e depois a visita na mesquita, provavelmente um passeio que foi programado para quem está no treinamento de comissário, porém no site é possível visualizar cada tipo de passeio.
Nosso guia árabe contou um pouco sobre a história do país e daquela região, abriu para uma sessão de perguntas e respostas, e depois foi explicando sobre a tradição das comidas árabes. Eu nunca tinha provado nada árabe de verdade até então, e começamos com o café árabe, servido junto com dates (tâmaras). Ele explicou o jeito correto de servir o café árabe e como devemos saboreá-lo, sendo que primeiro comemos uma pouco da tâmara, e em seguida tomamos um gole do café (o café é amargo, sem açúcar, então o doce da tâmara equilibra o sabor do café). Existe todo um ritual na forma que o café é servido, e foi super interessante vivenciar essa experiencia gastronômica.
Como curiosidade, na primeira classe é servido o autêntico café árabe, então é fundamental que saibamos o jeito certo de servir, pois quem é comissário da primeira classe deve servir em todos os voos.
Depois do café, foi a fez de provar os bolinhos conhecidos como "luqaimat". Visualmente ele parece um bolinho de chuva, mas sua receita consiste de especiarias, como cardamomo e açafrão. O bolinho é frito e consumido juntamente com date syrup (xarope de tâmara), o que dá o sabor doce na receita (sem o xarope o gosto fica um pouco salgado). O luqaimat é mais comum de ser servido no período de Ramadan, mas também é consumido ao longo do ano pelo povo árabe.
Em seguida aprendemos um pouco sobre a vestimenta dos árabes, e alguns colegas tiveram a oportunidade de vestir os trajes árabes completos: os homens usaram a Kandoora, Gahfiya, Guthra e Igal, enquanto as mulheres vestiram a Abaya e o Hijab. Eu não fui uma das pessoas que vestiram o traje completo, mas depois na mesquita usei o Hijab.
Saímos da casa antiga e fomos para a visitação na mesquita Diwan, que foi construída por volta de 1985 e comporta até 500 pessoas dentro dela. Apenas para informação, essa é a única mesquita em Dubai que pode ter visitação de pessoas que não são muçulmanas, então para quem tem curiosidade de visitar aqui em Dubai, lembre de agendar um horário. Para entrar na mesquita, é obrigatório remover os sapatos, e as mulheres devem usar o hijab para esconder o cabelo. Nosso guia explicou tudo sobre a mesquita e sobre a religião muçulmana, e também nos mostrou como é feita a oração (os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia, e o horário de cada oração é definida de acordo com a posição do sol, de forma resumida).
Dentro da Mesquita Diwan |
O horário das orações naquele dia. O quadro é atualizado todo dia com os horários das orações |
Antes de ir embora, passamos por uma área em que tinham alguns animais, como o falcão e o camelo (deixei a foto no começo do post). Aproveitei para tirar foto, mas não tivemos contato com nenhum animal, quem sabe em uma próxima oportunidade. O passeio todo durou em média 3 horas e foi muito interessante para aprendermos mais sobre o país que passamos a viver. Seus costumes e tradições continuam até os dias de hoje, e são passados de geração para geração.
Preço de alguns passeios - ano de 2019 |
Espero que vocês tenham gostado do post super informativo de hoje. A área de Dubai Creek também possui outras atividades que podem ser feitas por turistas, além de contar com vários restaurantes da culinária árabe. Assim que possível pretendo voltar lá para mostrar mais coisas para vocês.
Entre "idas entre vindas", nos vemos em um próximo post 😘😘😘